Samba nas Alturas: entre o céu e a terra na Ilha do Amor
Roda de samba que acontece em um lugar inusitado em São Luís terá como atrações os grupos Feijoada Completa e Argumento.
Uma roda de samba diferente, que faz a mistura das tradições africanas, envolve alguns aspectos da cultura portuguesa, reforçando o estilo musical afro-brasileiro. Em vez dos tradicionais palcos e terreiros, uma vista área panorâmica de toda a cidade. Assim promete ser o Samba nas Alturas, idealizado por Mário Moraes e João Marcelo, neste sábado (13), a partir das 21h, no Rooftop Marcus Barbosa, na Avenida dos Holandeses, Calhau.
Assim como na edição anterior, o tom da festa será dado pelos grupos Feijoada Completa e Argumento, além de outros convidados que prepararam um repertório com os grandes sucessos que representa a identidade do Brasil no exterior. “É um samba em lugar inusitado com uma vista deslumbrante de 360º da ilha de São Luís com visão para o mar, para a cidade antiga e para a cidade nova. Um lugar onde realmente merece ter um samba com beleza e estilo como o nosso Samba das Alturas. Quem for terá o prazer de contemplar a cidade, no único samba do mundo entre o céu e a terra ”, explicou Mário Moraes, um dos organizadores do evento.
A festa tem início com o grupo Feijoada Completa, que vem se destacado na cena do samba no Maranhão que transita entre o samba de “modinha” com clássicos nacionais, entre eles, Chico Buarque, Monarco da Portela, entre outros valorizando o legítimo samba de raiz que deu origem as tradicionais rodas de samba no Brasil. Outra atração será o Grupo Argumento que tem como marca versões de grandes sucessos populares tanto da música brasileira quando internacional, com uma pegada própria que lhe é peculiar. Os Ingressos do Samba nas Alturas estão a venda na Bilheteria Digital e loja Santê, na Av. dos Holandeses.
Sobre o Samba de Roda
O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, embora seus primeiros registros datem de 1860. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural da cultura afro-brasileira. Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás, entidades espirituais africanas. Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Na Bahia, é no Recôncavo baiano que esse ritmo é mais popular.
Esse tipo de samba brasileiro surgiu de um estilo musical africano, o semba, que foi trazido para o Brasil com a chegada dos escravos angolanos. Vale a pena ressaltar que o samba de roda foi incluído em 2003 no Livro de Registro as Formas de Expressão, e em 2005, passou a ser Patrimônio Imaterial da Humanidade, tendo sido considerado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.