DIVERSÃO

Feira de HQ, literatura e poesia agita a ilha nas férias

Estimular a cultura geek e dar visibilidade aos artistas locais. Estes são alguns atrativos da 7ª Feira Cultural da Praça Duque de Caxias para quem está de férias na ilha.

Reprodução

Se você curte HQ, poesia, literatura ou artes em geral a 7ª Feira Cultural que acontece neste sábado (13), das 9h às 17h, na Praça Duque de Caxias, no João Paulo, ao lado banca Ponto de Cultura JK, é uma opção para quem está de férias.  Esta edição especial de férias é a sétima do evento, organizado pelo grupo JKomics.

Segundo André Rios, organizador da feira a ideia do evento é criar um espaço de interação entre os artistas locais e o púbico, utilizando para isso o próprio espaço público, no caso, a praça. “A feira acontece mensalmente desde maio de 2018, sofrendo uma parada apenas no período mais chuvoso, por se tratar de um evento ao ar livre. Porém, desde 2014, o grupo realiza eventos similares, como quatro eventos voltados ao público fã de quadrinhos, além dos projetos HQ na escola e Viva as bancas, entre outros”, explicou o organizador.

Nesta edição a feira contará aproximadamente com 40 expositores, dos quais quase metade serão voltados para a comercialização de livros e HQ´s.  A feira também contará com diversas atrações como palestras, debates, exposições, brechó, sebos e artes variadas. Além disso, haverá venda de lanches gourmet e outras opções de alimentação.

Na parte da manhã, uma das atrações será a presença dos poetas e editores Frank Santos e Adriana Araújo, recitando poemas de autores maranhenses no projeto PoeMA HJ. Ambos os poetas trabalham juntos na editora independente Olho d´Água. Outro momento do evento, será o bate-papo com a dupla Wadson Machado e Erick Pires do projeto Ecosound sobre Sustentabilidade e Oportunidades, a partir das 15h, e que tem como foco o consumo consciente, através da produção de caixas de som com materiais recicláveis como galões de óleo automotivo, que são potenciais poluentes, alertando sobre o descarte destes na natureza.

Também estarão presentes no evento, os autores de quadrinhos maranhenses de renome nacional e internacional Zilson Costa, Rom Freire, Ronílson Freire, Wagner Elias e Rafa santos que, a partir das 16h participarão de um bate-papo sobre Mercado de trabalho e os desafios da carreira.  Quem for conferir a Feira ainda poderá ter sua própria caricatura feita por um dos artistas presentes. Não poderia faltar também, o já tradicional Quiz, além do sorteio de livros e HQ´s durante todo o evento, haverá ainda o sorteio de uma estatueta do personagem Lobo, da DC Comics, fabricada em 1996 e avaliada em mais de R$ 700. Cada ponto será vendido ao valor de R$ 10.

Oportunidade para fãs de quadrinhos

De acordo com Donilton Silva, que também faz parte da organização,  marcarão presença na feira, representantes do artesanato local e dos sebos tradicionais, levando livros, HQ´s e LP´s. “A feira cultural é de fato uma ótima oportunidade para os fãs de quadrinhos completarem suas coleções por um preço mais em conta, além da oportunidade de encontrarem amigos e bater um papo sobre HQ, conhecerem artistas da terra e tirarem dúvidas sobre esse mercado em São Luís com quem o vive na prática”, acrescentou o organizador.

Ainda quem for ao evento terá a chance de encontrar várias estatuetas e outros itens de personagens conhecidos de animes como: Dragon Ball, Naruto e Cavaleiros do Zodíaco que tradicionalmente são comercializados em eventos similares.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias