Encontro debaterá educação e ciência da informação em bibliotecas do Maranhão

Um breve panorama histórico da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, bem como os seus paradigmas norteadores e o conceito de biblioteca pública. Esta é a temática do terceiro Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação (Erecin), organizado pelo Departamento de Biblioteconomia da UFMA, ocorrerá entre os dias 29 de julho e 1º de […]

Reprodução

Um breve panorama histórico da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, bem como os seus paradigmas norteadores e o conceito de biblioteca pública. Esta é a temática do terceiro Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação (Erecin), organizado pelo Departamento de Biblioteconomia da UFMA, ocorrerá entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, na Cidade Universitária Dom Delgado.

O evento terá como tema Informação, Leitura e Direitos Humanos: desafios contemporâneos para a educação em ciência da informação e contará com oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos.

Sala de leitura e biblioteca da EMEF, Escola Municipal de Ensino Lourdes de Oliveira Colnaghi. 13-06-2014

Durante o encontro os estudiosos vão debater perspectivas futuras para as bibliotecas públicas, com sugestões referentes a inclusão da comunidade, sugestões de criação de políticas públicas, investimento em acervos e dispositivos tecnológicos que atendam às necessidades da comunidade entre outros assuntos.

De acordo com Diana Rocha, pesquisadora que integra a equipe de divulgação do evento, ao evento  é importante por conta de sua proposta principal debater temas diversificados que levem em consideração uma reflexão crítica sobre o papel do bibliotecário perante a sociedade.

“È uma oportunidade de debater temas que sejam realmente relevantes à sociedade maranhense. Nós não podemos perder de vista que vivemos na era de um mundo digital. Vamos falar sobre quais são esses recursos comunicacionais que podem ser acessados no meio eletrônico, como garantir essa acessibilidade ao deficiente visual, auditivo, ou portador de qualquer outra deficiência. O que vamos fazer é debater de que forma podemos proporcionar o acesso a essas informações seja em um ambiente físico ou digital. É necessário saber o que disponibilizar para esse público independente do suporte. Essa temática também será trabalhada, até mesmo porque a agenda 2030 ela vem agregar essa discussão sobre como promover essa acessibilidade a diferentes públicos”, explicou a pesquisadora.   

Diana Rocha ressaltounque  Erecin busca incentivar as trocas de experiências entre docentes, discentes e profissionais da área de Ciência e Informação no âmbito da pós-graduação, como biblioteconomia, museologia, arquivologia, gestão da informação e ciência da informação, tendo por objetivo principal buscar alternativas para problemas encontrados no ensino, na pesquisa e extensão da comunidade acadêmica no Brasil.

A programação do evento contemplará discussões de temas que abordam a importância do conhecimento produzido em projetos de extensão da área de Ciência da Informação, visando aprimorar a educação, inclusão de direitos sociais e humanos.

A pesquisadora acrescentou que serão realizadas conferências sobre Avanços curriculares: desafios e perspectivas em âmbito nacional e Informação, leitura e direitos humanos: desafios contemporâneos para a educação em Ciência da Informação. Além de uma mesa de diálogos sobre O projeto pedagógico de curso de novas estratégias de direitos sociais e inclusão e apresentação de trabalhos nos eixos temáticos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias