Lançamento

Economista maranhense lança livro sobre finanças do Brasil e Maranhão entre 2016 e 2018

Eden Jr. reuniu artigos que escreveu no período de 17 de julho de 2016 a 30 de dezembro de 2018 e foram publicados em jornais e blogs do Maranhão

Reprodução

Compreender o cenário econômico e político dos últimos três anos no Brasil e no Maranhão e avaliar os efeitos desse no dia a dia das pessoas, isso em uma linguagem clara e simples ao alcance até mesmo do entendimento do leigo em economia. Esta é a proposta do livro “Três anos insólitos – 2016/2017/2018: reflexões sobre economia e política”, obra do economista maranhense Eden Jr.

O livro, que tem o selo da Clara Editora, será lançado no próximo dia 30 de julho (terça-feira), às 19h, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping. Na ocasião, será realizada também palestra com a jornalista de economia do Jornal O Estado de S. Paulo, Adriana Fernandes, que falará sobre os “Os bastidores do jornalismo econômico (2016 a 2018)”.

Na obra “Três anos insólitos – 2016/2017/2018: reflexões sobre economia e política”, o escritor reúne artigos que escreveu no período de 17 de julho de 2016 a 30 de dezembro de 2018 e foram publicados em jornais e blogs do Maranhão. Nesses textos são tratados temas que circularam na economia local, nacional e mundial nos últimos anos, tais como: o descontrole das contas públicas; a Reforma da Previdência, a inflação, a crise do sistema de Previdência do Maranhão (Fepa), a “guerra comercial” entre EUA e China; as moedas digitais; o desemprego; a lenta recuperação de nossa economia e os juros altos.

Sobre o período histórico abordado nos artigos, o autor comenta: “dei sorte como articulista, e o Brasil deu azar. Foi um tempo intenso e trágico, em que os subsídios para a crônica econômica e política foram do quase inédito (nesse lapso o Brasil viveu uma das maiores crises econômicas da história e a Operação Lava Jato levou para a clausura, numa proporção nunca vista, protagonistas da cena política e empresarial do país), passaram pelo incomum (como o impeachment de Dilma Rousseff); beiraram o místico (como o acidente aéreo que vitimou o ministro do STF, Teori Zavascki, então relator da Lava Jato nesse Tribunal) e alcançaram um indesejado “revival” da década de 80 e início da de 90 (com o desarranjo das finanças federal, estaduais e municipais, picos inflacionários, recessão e desemprego em alta)”.

“Esta coletânea de artigos de Eden Jr. dá importante aporte à inarredável, necessária e inadiável tarefa do incentivo à discussão informada sobre os assuntos econômicos conexos ao Maranhão e ao Brasil. A julgar por esta contribuição, dele podemos esperar em futuro breve novos aportes ao conhecimento da realidade do Estado e à consequente construção de boas estradas para o desenvolvimento”, afirma, na introdução da obra Lino Moreira, que foi presidente da Academia Maranhense de Letras e secretário de Planejamento do Maranhão.

João Gonsalo, doutor em economia e professor da Ufma, que fez a apresentação do livro, assegura: “Uma sociedade progride quando opta pelo uso da razão, e é com esse espírito desprovido das paixões que Eden Jr., através de seus artigos, provoca a nossa reflexão sobre temas tão relevantes para a atual e para as próximas gerações de maranhenses e brasileiros.”

“Não sei se pelo fato de o autor também ter formação em comunicação social, mas Eden consegue imprimir nas páginas de seu livro entusiasmo e cores raros de serem vistos em produções do gênero. O leitor, certamente, não deixará de perceber sua capacidade de retratar a paisagem política e econômica do país e do nosso Maranhão.”, declara Francisco Veras, economista e auditor, que prefaciou a obra.

Eden Jr., em seu primeiro livro, revela a sua paixão pela economia, sem esconder sua vertente de comunicólogo, fato este que certamente contribuiu para uma abordagem de temas que muitas vezes parecem longe da compreensão de quem não entende o “economês”.

Sobre o autor

Nasceu em São Luís, cursa doutorado em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama), é Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (Ufma) e pós-graduado em Administração Pública (Uema/Egma). Economista e Relações Públicas formado pela Ufma. Desde 2004 é Auditor da Controladoria-Geral da União (CGU). Também já foi auditor da Controladoria-Geral do Estado do Maranhão (CGE/MA) e do Tribunal de Contas de Roraima (TCE/RR). Atualmente é conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon/MA). Foi vencedor, em 2016, com o trabalho “A Situação Fiscal dos Municípios Maranhenses após a Lei de Responsabilidade Fiscal: uma avaliação com ênfase nas receitas próprias”, do XII Prêmio Maranhão de Economia, na categoria dissertação de mestrado, concedido pelo Corecon/MA.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias