TRÊS ANOS INSÓLITOS

Economista Eden Jr. lança livro em São Luís

Economista lança livro sobre conturbados anos de 2016 a 2017 na economia do Brasil e do Maranhão. Na ocasião, será realizada também palestra com a jornalista paulista

Reprodução

Com­pre­en­der o ce­ná­rio econô­mi­co e po­lí­ti­co dos úl­ti­mos três anos no Bra­sil e no Ma­ra­nhão e ava­li­ar os efei­tos des­se no dia a dia das pes­so­as, is­so em uma lin­gua­gem cla­ra e sim­ples ao al­can­ce até mes­mo do en­ten­di­men­to do lei­go em eco­no­mia.

Es­ta é a pro­pos­ta do li­vro “Três anos in­só­li­tos – 2016/2017/2018: re­fle­xões so­bre eco­no­mia e po­lí­ti­ca”, obra do eco­no­mis­ta ma­ra­nhen­se Eden Jr.

O li­vro, que tem o se­lo da Cla­ra Edi­to­ra, se­rá lan­ça­do ho­je, 30 de ju­lho (ter­ça-fei­ra), às 19h, na Li­vra­ria e Es­pa­ço Cul­tu­ral AMEI, no São Luís Shop­ping.

Na oca­sião, se­rá re­a­li­za­da tam­bém pa­les­tra com a jor­na­lis­ta de eco­no­mia do Jor­nal O Es­ta­do de S. Pau­lo, Adri­a­na Fer­nan­des, que fa­la­rá so­bre os “Os bas­ti­do­res do jor­na­lis­mo econô­mi­co (2016 a 2018)”. Na obra “Três anos in­só­li­tos – 2016/2017/2018: re­fle­xões so­bre eco­no­mia e po­lí­ti­ca”, o es­cri­tor reú­ne ar­ti­gos que es­cre­veu no pe­río­do de 17 de ju­lho de 2016 a 30 de de­zem­bro de 2018 e fo­ram pu­bli­ca­dos em jor­nais e blogs do Ma­ra­nhão.

Nes­ses tex­tos são tra­ta­dos te­mas que cir­cu­la­ram na eco­no­mia lo­cal, na­ci­o­nal e mun­di­al nos úl­ti­mos anos, tais co­mo: o des­con­tro­le das con­tas pú­bli­cas; a Re­for­ma da Pre­vi­dên­cia, a in­fla­ção, a cri­se do sis­te­ma de Pre­vi­dên­cia do Ma­ra­nhão (Fe­pa), a “guer­ra co­mer­ci­al” en­tre EUA e Chi­na; as mo­e­das di­gi­tais; o de­sem­pre­go; a len­ta re­cu­pe­ra­ção de nos­sa eco­no­mia e os ju­ros al­tos.

So­bre o pe­río­do his­tó­ri­co abor­da­do nos ar­ti­gos, o au­tor co­men­ta: “dei sor­te co­mo ar­ti­cu­lis­ta, e o Bra­sil deu azar. Foi um tem­po in­ten­so e trá­gi­co, em que os sub­sí­di­os pa­ra a crô­ni­ca econô­mi­ca e po­lí­ti­ca fo­ram do qua­se iné­di­to (nes­se lap­so o Bra­sil vi­veu uma das mai­o­res cri­ses econô­mi­cas da his­tó­ria e a Ope­ra­ção La­va Ja­to le­vou pa­ra a clau­su­ra, nu­ma pro­por­ção nun­ca vis­ta, pro­ta­go­nis­tas da ce­na po­lí­ti­ca e em­pre­sa­ri­al do país), pas­sa­ram pe­lo in­co­mum (co­mo o im­pe­a­ch­ment de Dil­ma Rous­seff); bei­ra­ram o mís­ti­co (co­mo o aci­den­te aé­reo que vi­ti­mou o mi­nis­tro do STF, Te­o­ri Za­vasc­ki, en­tão re­la­tor da La­va Ja­to nes­se Tri­bu­nal) e al­can­ça­ram um in­de­se­ja­do “re­vi­val” da dé­ca­da de 80 e iní­cio dos anos 90 (com o de­sar­ran­jo das fi­nan­ças fe­de­rais, es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pais, pi­cos in­fla­ci­o­ná­ri­os, re­ces­são e de­sem­pre­go em al­ta)”. “Es­ta co­le­tâ­nea de ar­ti­gos de Eden Jr. dá im­por­tan­te apor­te à inar­re­dá­vel, ne­ces­sá­ria e ina­diá­vel ta­re­fa do in­cen­ti­vo à dis­cus­são in­for­ma­da so­bre os as­sun­tos econô­mi­cos co­ne­xos ao Ma­ra­nhão e ao Bra­sil. A jul­gar por es­ta con­tri­bui­ção, de­le po­de­mos es­pe­rar em fu­tu­ro bre­ve no­vos apor­tes ao co­nhe­ci­men­to da re­a­li­da­de do Es­ta­do e à con­se­quen­te cons­tru­ção de bo­as es­tra­das pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to”, afir­ma, na in­tro­du­ção da obra Li­no Mo­rei­ra, que foi pre­si­den­te da Aca­de­mia Ma­ra­nhen­se de Le­tras e se­cre­tá­rio de Pla­ne­ja­men­to do Ma­ra­nhão.

João Gon­sa­lo, dou­tor em eco­no­mia e pro­fes­sor da UF­MA, que fez a apre­sen­ta­ção do li­vro, as­se­gu­ra: “Uma so­ci­e­da­de pro­gri­de quan­do op­ta pe­lo uso da ra­zão, e é com es­se es­pí­ri­to des­pro­vi­do das pai­xões que Eden Jr., atra­vés de seus ar­ti­gos, pro­vo­ca a nos­sa re­fle­xão so­bre te­mas tão re­le­van­tes pa­ra a atu­al e pa­ra as pró­xi­mas ge­ra­ções de ma­ra­nhen­ses e bra­si­lei­ros”. “Não sei se pe­lo fa­to de o au­tor tam­bém ter for­ma­ção em co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, mas Eden con­se­gue im­pri­mir nas pá­gi­nas de seu li­vro en­tu­si­as­mo e co­res ra­ras de se­rem vis­tas em pro­du­ções do gê­ne­ro. O lei­tor, cer­ta­men­te, não dei­xa­rá de per­ce­ber sua ca­pa­ci­da­de de re­tra­tar a pai­sa­gem po­lí­ti­ca e econô­mi­ca do país e do nos­so Ma­ra­nhão.”, de­cla­ra Fran­cis­co Ve­ras, eco­no­mis­ta e au­di­tor, que pre­fa­ci­ou a obra.

Eden Jr., em seu pri­mei­ro li­vro, re­ve­la a sua pai­xão pe­la eco­no­mia, sem es­con­der sua ver­ten­te de co­mu­ni­có­lo­go, fa­to es­te que cer­ta­men­te con­tri­buiu pa­ra uma abor­da­gem de te­mas que mui­tas ve­zes pa­re­cem lon­ge da com­pre­en­são de quem não en­ten­de o “eco­no­mês”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias