MÊS DO ROCK

Conheça a história que deu origem ao Dia Mundial do Rock

Data comemorada em 13 de julho teve como marco o concerto beneficente Live Aid, que em 2019 completa 34 anos. Em São Luís tem programação o mês inteiro

Reprodução

No dia 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock, pois nessa data, em 1985, foi realizado o concerto beneficente Live Aid, que ocorreu simultaneamente nos estádios Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia. O megaevento, que este ano completa 34 anos, foi organizado pelos cantores e compositores Bob Geldof e Midge Ure, com objetivo de levantar fundos para combate à crise humanitária na Etiópia.

Em cada cidade, mais de 20 atrações que se apresentaram tiveram grande simbologia e importância. “Dada a grandeza do evento, os dois shows foram importantes para chamar a atenção da mídia para o problema de fome no país africano. Em Londres, o público foi de 72 mil pessoas, já na Filadélfia foi de 100 mil”, conta Ciro Visconti, coordenador da primeira e única pós-graduação em Rock do Brasil pela Faculdade Santa Marcelina.

As performances dos artistas demoraram cerca de 10 horas em cada um dos dois palcos e foram transmitidas via satélite para cerca de 150 países, alcançando aproximadamente 1,5 bilhão de espectadores. “O show de 21 minutos do Queen no Live Aid foi eleito como a melhor performance de um artista na história do Rock em uma votação entre artistas, produtores e jornalistas da indústria fonográfica, que ocorreu em 2005, batendo outras consagradas apresentações de artistas, como a de Jimi Hendrix (1969), Sex Pistols (1976), David Bowie (1973) e Rolling Stones (1969)”, comenta Visconti.

Ainda de acordo com o professor, o show da banda Queen, no Live Aid, é considerado o grande destaque, visto que o evento também contava também com bandas clássicas, como Led Zeppelin, Black Sabbath e The Who. “Na época, haviam artistas que estavam liderando as paradas, como Dire Straits (com Money For Nothing) e U2 (com Sunday Bloody Sunday). Além disso, a icônica performance da banda Queen foi reproduzida quase integralmente no filme Bohemian Rhapsody (2018)”, complementa.

Mês do rock em São Luís

Na capital, há anos é comemorado o Dia Mundial do Rock, e neste ano a celebração terá um mês inteiro de shows, com realização da VOA Produções e Fanzine Produções com o Mês do Rock na Fanzine, que terá shows de bandas de várias vertentes.

O foco do evento é valorizar a produção independente do Rock local, a exemplo de outras iniciativas como o Revolution Rock e Metal Force Day, que tinha integrantes da VOA Produções como alguns dos realizadores.

Durante o mês de julho se apresentarão 28 bandas com shows que vão do Hard Rock ao Death Metal. Além das atrações locais, se apresentarão a banda paulista Funeratus, que passará em turnê pela capital maranhense, e as piauienses Escrotos, Kick Head, Overdose Brain e Pancreatite Noise. Também haverá um show em homenagem a André Matos, ex-vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman, falecido no último dia 8 de junho, com a participação de músicos de várias bandas de São Luís.

No dia 13 de julho os shows serão com as bandas Comportamento Estranho, Deep Hatred, Flagrvm, Funeratus (SP), Killery, Moedor e Torturizer, a partir das 18h. Os ingressos antecipados custam R$20,00 inteira e R$10,00 meia entrada. Também haverá shows nos dias 20 e 27 de julho.

Os pontos de venda dos ingressos são as lojas Over All do Tropical Shopping e do Rio Anil Shopping. Os ingressos também estão à venda pela internet através de um link Pagseguro, com pagamento em cartão de crédito e boleto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias