TECNOLOGIA

Como a realidade virtual vai entrar na sua vida muito em breve

Tecnologia que vem avançando cada vez mais rápido e funciona com estímulos visuais e auditivos, enganando os sentidos do ser humano

Foto: freepik

Você certamente já se deparou com algum produto de realidade virtual por aí. Essa tecnologia é basicamente algo que induz efeitos visuais, sonoros e até táteis que permitem a imersão completa de um indivíduo em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário. Criada a partir de um computador, a realidade virtual tem a potência capaz de enganar os sentidos do ser humano por meio de um ambiente virtual.

Pode parecer algo difícil de entender, mas não é. A realidade virtual já está cada vez mais presente no mercado de trabalho e no dia a dia das pessoas. Um corretor de imóveis, por exemplo, pode oferecer uma visita ao interior de um apartamento que está a quilômetros de distância da imobiliária por meio de óculos de realidade virtual.

Nos parques de diversões mais modernos, inúmeros brinquedos utilizam essa tecnologia para simular montanhas-russas, causando o tão amado “frio na barriga” nos usuários. Até mesmo um artista pode utilizar de óculos de realidade virtual para expor sua obra.

Exércitos e outros setores de segurança também são um bom exemplo de como a realidade virtual pode ser benéfica e ajudar em treinamentos dos mais diversos tipos. Muitos soldados norte-americanos utilizam ambientes simulados de guerras imersos em ambientes virtuais.

Você sabia que até para o tratamento de doenças psicológicas a realidade virtual pode ser utilizada? Ela é inserida no tratamento da fobia social. Cristiane Maluhy Gebara, psicóloga idealizadora do Programa Realidade Virtual para Tratar Fobia Social, afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que aproximadamente 7% da população mundial sofre com esse transtorno. “A realidade virtual propicia a pessoa a ter menos constrangimento, porque tudo acontece dentro do consultório. Ela se sente protegida”, explica.

Ferramentas

Atualmente, a realidade virtual utiliza óculos e headsets como display. Essa tecnologia funciona com estímulos visuais e auditivos. Por isso as ferramentas cobrem completamente olhos e orelhas, privando o usuário de estímulos externos.

Óculos de realidade virtual tendem a ter o preço mais elevado por causa da tecnologia que empregam, mas com a popularização do produto, isso vem sendo modificado aos poucos. Existem alguns, inclusive, que servem apenas como lentes, tendo todo o processamento feito por smartphones com Android e iOS.

Hoje em dia, essa tecnologia é mais utilizada no mundo de vídeo games, mas o setor educacional, imobiliário, médico, entre outros, já entende seus benefícios e a gama de opções de uso vem aumentando cada vez mais.

Existem diversos tipos de óculos de realidade virtual no mercado. Cada um deles traz detalhes específicos que podem ser cruciais para a experiência de um usuário. Por isso, é essencial pesquisar bem qual é o melhor óculos de realidade virtual para a sua situação, caso queira adquirir um.

Esta é, certamente, uma ferramenta que se tornará indispensável em um futuro próximo. Ou seja: item obrigatório de pesquisa para quem deseja estar sempre conectado com tecnologias e inovações. Daqui a alguns anos, provavelmente não teremos mais as ferramentas que temos hoje em nossas casas e trabalhos e muitas tarefas serão executadas com o uso da realidade virtual. Adaptar-se e conhecer esse mundo é essencial.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias