Circula CCVM

Cinema nas comunidades quilombolas de Santa Rita

Foram selecionadas seis animações francesas, que já receberam diversos prêmios em festivais internacionais.

Reprodução

A projeção de filmes em comunidades quilombolas deve passar por oito comunidades, começando por Santa Rita, onde as projeções acontecerão em Carionguinho, Recurso, São José do Fogoso e Vi-la Fé em Deus. A ação que acontece a cada mês faz parte do Circula CCVM um programa criado pelo Centro Cultural Vale Maranhão.

Foram selecionadas seis animações francesas, que já receberam diversos prêmios em festivais internacionais. Os filmes não têm falas, nem legendas e são acessíveis para todos os públicos. O Instituto Francês é parceiro da iniciativa e liberou os direitos de exibição.

“Estamos muito entusiasmados com a circulação da programação do centro cultural, escolhe-mos sempre conteúdos de muita qualidade e agora conseguimos fazer com que muito mais gente tenha acesso. A expectativa é que os moradores das comunidades gostem, divirtam-se e deixem o pensamento voar longe ao assistir os filmes”, comenta Paula Porta, diretora do CCVM e responsável pela iniciativa.

O Circula CCVM é um programa que foi criado pelo Centro Cultural Vale Maranhão para levar parte de sua programação para as cidades do interior maranhense. O programa teve início com a circulação de oficinas de HIP HOP que haviam acontecido durante o festival Kebrada, elas já passaram por Santa Rita, Rosário, Arari e chegarão em agosto a Miranda do Norte. Em julho foi a aberta em Arari a exposição Afetos, com fotografias de Edgar Rocha e em agosto a exposição Hiorlando deve chegar a Pindaré-Mirim.

As sessões do Circula CCVM irão acontecer este final de semana, dias 27 e 28, sempre à tarde.

Programação:

•             5 metros e 80 (5 Mètre 80), de Nicolas Deveaux (2013) (Melhor animação no Festival e Curtas de Cannes 2013)

•             Flutuando na Minha Mente (Floating in my mind), de Hélène Leroux (2013) (Melhor ani-mação Gobelins 2013)

•             O Gato de Apartamento (Le chat d’appartement), de Sarah Roper (1999) (Menção especial no Festival de Berlin 1999)

•             No Fim do Mundo (Au bout du monde), de Konstantin Bronzit (1999) (Melhor animação Européia ASIFA, 2000)

•             Primeiro domingo de agosto (Au premier dimanche d’août), de Florence Miailhe (2000) (Prêmio César de melhor curta 2002)

•             Lwas, um espírito do Haiti (Lwas), de Mathilde Vachet (2012)

Serviço:

O quê: Circula CCVM: Cinema nas Comunidades Quilombolas – Santa Rita

Quando e Onde:

Dia 27/07             15h – Recurso

17h30 – São José do Fogoso

Dia 28/07             15h – Carionguinho

17h30 – Vila Fé em Deus

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias