DIA 28 DE JULHO

Adesão do Maranhão: 196 anos de história

São Luís era con­ser­va­do­ra e aves­sa aos co­man­dos vin­dos do Rio de Ja­nei­ro ca­pi­tal do Bra­sil Im­pe­ri­al

Reprodução

O Ma­ra­nhão foi o úl­ti­mo es­ta­do do Bra­sil a ade­rir a in­de­pen­dên­cia do Bra­sil em re­la­ção a Por­tu­gal. À épo­ca, o Ma­ra­nhão era uma das mais ri­cas re­giões do Bra­sil. O in­ten­so trá­fe­go ma­rí­ti­mo com a Me­tró­po­le, jus­ti­fi­ca­do pe­la mai­or pro­xi­mi­da­de com a Eu­ro­pa, tor­na­va mais fá­cil o aces­so e as tro­cas co­mer­ci­ais com Lis­boa do que com o sul do país. Os fi­lhos dos co­mer­ci­an­tes ri­cos es­tu­da­vam em Por­tu­gal.

São Luís era con­ser­va­do­ra e aves­sa aos co­man­dos vin­dos do Rio de Ja­nei­ro ca­pi­tal do Bra­sil Im­pe­ri­al, por ter in­te­res­se em con­ti­nu­ar com as re­la­ções com Por­tu­gal por con­ta das si­tu­a­ções po­lí­ti­ca e econô­mi­ca. A ilha que era tra­di­ci­o­nal re­du­to por­tu­guês foi blo­que­a­da por mar e ame­a­ça­da de bom­bar­deio pe­la es­qua­dra do Lord Co­ch­ra­ne (fo­to abai­xo), sen­do a pro­vín­cia obri­ga­da a ade­rir à In­de­pen­dên­cia em 28 de ju­lho de 1823.

Tho­mas Co­ch­ra­ne, es­co­cês, foi quem che­fi­ou a es­qua­dra de guer­ra da Ma­ri­nha Bra­si­lei­ra. Co­mo ele ven­ceu a ba­ta­lha, en­trou pa­ra a his­tó­ria tam­bém co­mo o pri­mei­ro marquês do Ma­ra­nhão. O fa­to ocor­reu há exa­tos 196 anos.

Por con­ta do fa­to his­tó­ri­co, a da­ta ins­pi­rou a Lei Es­ta­du­al 2.457, que tra­ta so­bre o fe­ri­a­do de 1964, mas, até 2014, o fe­ri­a­do era pou­co co­nhe­ci­do, tan­to que a ini­ci­a­ti­va pri­va­da não al­te­ra­va a ro­ti­na. A par­tir de 2015, is­so pas­sou a ser fis­ca­li­za­do pe­las au­to­ri­da­des com­pe­ten­tes e es­te fe­ri­a­do es­ta­du­al não fi­cou mais res­tri­to ape­nas às re­par­ti­ções pú­bli­cas.

Pa­ra Ma­no­el de Je­sus Bas­tos Mar­tins, pro­fes­sor as­sis­ten­te do De­par­ta­men­to de His­tó­ria da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Ma­ra­nhão, a re­sis­tên­cia à ade­são tem a ver da for­ma que a Ca­pi­ta­nia do Ma­ra­nhão es­tá vei­cu­la­da di­re­ta­men­te à Lis­boa du­ran­te to­do o pe­río­do co­lo­ni­al ao la­do do es­ta­do do Bra­sil.

Se­gun­do o es­tu­di­o­so, es­sa cir­cuns­tân­cia da al­gum grau de iden­ti­da­de a re­gião em re­la­ção a Por­tu­gal. “Quan­do o Bra­sil de­cla­rou a in­de­pen­dên­cia, o Ma­ra­nhão e o nor­te em ge­ral não se sen­tiu con­tem­pla­do por es­se ob­je­ti­vo. En­tão, aqui hou­ve su­be­le­va­ção e a co­mu­ni­da­de pró-Por­tu­gal na re­gião foi a lu­ta con­tra es­sa de­ci­são de ser in­de­pen­den­te que o Bra­sil co­lo­cou em pri­mei­ra or­dem”, ex­pli­cou Ma­no­el de Je­sus.

O ter­mo ofi­ci­al de ade­são do Ma­ra­nhão à in­de­pen­dên­cia do país foi as­si­na­do no dia 7 de agos­to de 1823, na ci­da­de de Ca­xi­as, dis­tan­te 368 km de São Luís. A so­le­ni­da­de foi na Igre­ja da Ma­triz. “O ter­mo ofi­ci­al da ade­são tem a ver com o fa­to das guer­ras pe­la in­de­pen­dên­cia do Ma­ra­nhão se­rem tra­va­das fun­da­men­tal­men­te no in­te­ri­or. Is­so se de­veu ao ven­ci­men­to das ba­ta­lhas na re­gião de Ca­xi­as, que te­ve uma vi­tó­ria gran­de pa­ra as for­ças pró-Bra­sil que apri­si­o­na­ram seu che­fe mai­or o ge­ne­ral Fi­dé. E o ter­mo foi as­si­na­do em de­cor­rên­cia do fim da ger­ra na­que­la re­gião”, res­sal­tou o pro­fes­sor.

Ma­no­el de Je­sus Bas­tos Mar­tins acres­cen­tou ain­da que foi da Jun­ta Go­ver­na­ti­va da Ca­pi­tal, São Luís, que par­tiu a ini­ci­a­ti­va da re­pres­são ao mo­vi­men­to da In­de­pen­dên­cia no Pi­auí. A Jun­ta con­tro­la­va ain­da a re­gião pro­du­to­ra do va­le do rio Ita­pe­cu­ru, on­de o prin­ci­pal cen­tro era a vi­la de Ca­xi­as. Es­ta foi a lo­ca­li­da­de es­co­lhi­da pe­lo Ma­jor Fi­dié pa­ra se for­ti­fi­car após a der­ro­ta de­fi­ni­ti­va na Ba­ta­lha do Je­ni­pa­po, no Pi­auí, im­pos­ta pe­las tro­pas bra­si­lei­ras, com­pos­tas por con­tin­gen­tes oriun­dos do Pi­auí e do Ce­a­rá. Fi­dié te­ve que ca­pi­tu­lar, sen­do pre­so em Ca­xi­as e de­pois man­da­do pa­ra Por­tu­gal, on­de foi re­ce­bi­do co­mo he­rói. “O que ao lon­go do tem­po fi­cou a re­bo­que é que es­sa da­ta não foi cul­ti­va­da co­mo qua­se sem­pre to­dos os paí­ses que não cul­ti­vam sua da­ta por ex­ce­lên­cia. O dia 28 de ju­lho fi­cou co­mo da­ta re­fe­rên­cia por­que a par­tir da­li o Ma­ra­nhão pas­sou a fa­zer par­te do Bra­sil, e por con­sequên­cia dei­xou de ser fa­zer par­te de Por­tu­gal. É uma da­ta re­fe­ren­ci­al, é uma da­ta sim­bó­li­ca pa­ra o ma­ra­nhen­se quei­ra­mos ou não”, en­fa­ti­zou o pro­fes­sor.

Ex­po­si­ção ce­le­bra os 196 anos da ade­são

Pa­ra ce­le­brar a da­ta, o Ar­qui­vo Pú­bli­co do Es­ta­do do Ma­ra­nhão (Apem), ca­sa de cul­tu­ra vin­cu­la­da à Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Cul­tu­ra (Sec­ma), es­tá com a ex­po­si­ção: 196 anos da Ade­são do Ma­ra­nhão à In­de­pen­dên­cia, em co­me­mo­ra­ção ao re­co­nhe­ci­men­to e ad­mis­são do Es­ta­do à In­de­pen­dên­cia do Bra­sil.

Com es­sa ex­po­si­ção, o Apem dis­po­ni­bi­li­za­da ao pú­bli­co aces­so a me­mó­ria des­se im­por­tan­te mo­men­to his­tó­ri­co por meio de do­cu­men­tos, ori­gi­nais e se­cun­dá­ri­os. São ofe­re­ci­dos ao pú­bli­co do­cu­men­tos ar­qui­vís­ti­cos e obras ra­ras que re­tra­tam mo­men­tos his­tó­ri­cos do pro­ces­so de ade­são do Ma­ra­nhão à In­de­pen­dên­cia do país.

Pe­los do­cu­men­tos e re­la­tos, sa­be-se que o go­ver­na­dor do en­tão es­ta­do co­lo­ni­al por­tu­guês, jun­ta­men­te com gran­de nú­me­ro de por­tu­gue­ses que aqui vi­vi­am, ini­ci­a­ram in­ten­sa re­pres­são aos que pro­pa­ga­vam a fa­vor da Ade­são do Ma­ra­nhão à In­de­pen­dên­cia, so­bre­tu­do no in­te­ri­or do es­ta­do. So­men­te em 28 de ju­lho de 1823, qua­se um ano de­pois da eman­ci­pa­ção do Bra­sil, o Ma­ra­nhão ade­riu a In­de­pen­dên­cia.

A par­tir des­se acon­te­ci­men­to, o Ma­ra­nhão dei­xa de ser Es­ta­do Co­lo­ni­al de Por­tu­gal pa­ra se cons­ti­tuir em Pro­vín­cia do Im­pé­rio do Bra­sil. Os go­ver­nan­tes pas­sam a ser es­co­lhi­dos pe­lo im­pe­ra­dor do Bra­sil com o tí­tu­lo de Pre­si­den­te da Pro­vín­cia do Ma­ra­nhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias