LANÇAMENTO

Tereza Braúna Moreira Lima lança livro “Psicanálise e artifício poético”

Publicação é resultado de uma necessidade que alimentava de unir a experiência analítica com a teoria, e revela o estado intenso e verdadeiro da autora

Reprodução

A escritora e psicanalista Tereza Braúna Moreira Lima lança no próximo sábado, dia 8 de junho, às 19h, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, seu sexto livro intitulado “Psicanálise e artifício poético”. A publicação é uma coletânea de poesias. Estudiosa do método freudiano há 30 anos, Tereza reúne na publicação suas duas grandes paixões: a psicanálise e a poesia.

O coquetel de lançamento contará com a presença da psicanalista Heloisa Caldas, membro da Escola Brasileira de Psicanálise/RJ. Ela assina o prefácio do livro e em São Luís participará do bate-papo “Psicanálise e Literatura: o fazer do poeta”.

Publicação é resultado de uma necessidade que alimentava de unir a experiência analítica com a teoria, e revela o estado intenso e verdadeiro da autora

De acordo com Tereza, a publicação é resultado de uma necessidade que alimentava de unir a experiência analítica com a teoria, “parindo conceitos vividos na própria carne”. A publicação revela o estado intenso e verdadeiro da autora. “Abordo principalmente o desamparo e fragilidade do ser humano, imerso na dimensão trágica da vida, sem, no entanto, assumir uma posição ressentida ou vitimizada”, detalha Tereza.

No seu sexto livro, a autora propõe um percurso pelos conceitos em Freud e Lacan preenchidos por insights, epifanias e arrebatamentos diante do “entre”. “Entre o dito e o indizível, entre o desvelar e o ocultar, entre o singular e o múltiplo, entre o encontro e a solidão, entre o finito e o infinito, entre viver e morrer”, descreve.

Ao ser indagada sobre suas referências literárias, Tereza cita Clarice Lispector, Marguerite Duras, Carlos Drummond, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, José Saramago e Rainer Maria Rilke, autores cuja afinidade decorre da forma com que tratam o sentimento trágico da vida e a capacidade de transformá-lo em emoção estética. 

Será uma noite de encantamento, de um fazer poético intenso e sensível que se pode esperar do próximo sábado, 8, quando Tereza lança mais um livro e presenteia seus leitores com 125 páginas com seu vasto universo poético.

SERVIÇO

O quê? Lançamento do livro “Psicanálise e Artíficio Poético”

Onde?  Livraria Amei – São Luís Shopping

Quando? Sábado às 19h

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias