Rio Pandeiro faz intercâmbio cultural em São Luís
Grupo de percussão carioca recebe aulas de ritmos maranhenses e realiza oficinas de pandeiro brasileiro no Convento das Mercês durante os festejos de São João, além de se apresentar no batismo do Boi da Liberdade.
De 20 a 30 de junho, 100 integrantes da bateria do grupo carioca Rio Pandeiro farão um intercâmbio cultural em São Luís do Maranhão, com objetivo de conhecer de perto os ritmos maranhenses, os arraiais dos festejos de São João e a rica cultura da cidade. Os integrantes do Rio Pandeiro receberão aulas teóricas e práticas sobre história, cultura e características dos ritmos maranhenses. As oficinas serão ministradas pelo percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular, Luiz Cl& aacute;udio Farias, que também convidará grandes mestres locais. O principal destaque será o Boi de Leonardo, que já foi homenageado pelo Rio Pandeiro durante o carnaval do Rio e participará ativamente dessa imersão musical do grupo carioca.
Como parte da programação do Intercâmbio, dias 25, 26 e 27 de junho, das 16h30 às 18h30, o percussionista Tadeu Campany, fundador do Rio Pandeiro, realiza uma oficina de pandeiro brasileiro no Convento das Mercês. Os interessados podem se inscrever e não precisam necessariamente ter pandeiro, nem conhecimento prévio do instrumento. Inscrições pelo e-mail curso.riopandeiro@gmail.com. O investimento é de R$ 50,00 (pelos 3 dias) e o pagamento deve ser feito no primeiro dia.
Rio Pandeiro – Fundado há 10 anos pelo percussionista carioca Tadeu Campany, o Rio Pandeiro é um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro. Seu diferencial é valorizar os ritmos regionais da cultura popular brasileira presentes em todas as regiões do país. No repertório, além de samba e partido alto, tem maracatu, ciranda, congada, xote, baião, côco, jongo, carimbó entre outros ritmos. Além do pandeiro, os alunos aprendem diversos instrumentos de percussão, como tamborim, caixa, surdo, chocalho, marabaixo, agogô, curim bó e alfaia. As oficinas do bloco acontecem o ano inteiro em três locais diferentes do Rio de Janeiro e os 200 alunos do curso formam a bateria do bloco durante o carnaval do Rio.
“Nosso objetivo é conectar os alunos e o público com a sonoridade que o Brasil preserva de norte a sul. Além disso, somos o único grupo onde é possível encontrar mais de 200 pandeiros brasileiros tocando juntos ao mesmo tempo. Queremos valorizar esse instrumento que é tão importante para muitas manifestações culturais em todos os cantos do país”, afirma Tadeu Campany
Muito mais do que tocar ritmos regionais, o Rio Pandeiro proporciona aos seus integrantes buscar experiências musicais diretamente na fonte. Promover viagens para que eles conheçam de perto a musicalidade local e façam oficinas de percussão com grupos de referência e importantes mestres da cultura popular. Em contrapartida, o percussionista Tadeu Campany, ministra oficinas de pandeiro brasileiro em todos os locais onde são realizados os Intercâmbios. Atualmente em sua sexta edição, o Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro já levou os alunos para Roma, na Itália (em 2012); para Buenos Aires, na Argentina (em 2015); para Lambari, Minas Ger ais (em 2016); Belém do Pará (em 2017) e Fortaleza (em 2018).
“Dentre as viagens de pesquisa que sempre faço pelo Brasil, o São João de São Luís está entre as mais impactantes manifestações populares que já presenciei. A pluralidade estética e diversidade rítmica são fatores que fazem da cidade São Luís um lugar imperdível de se conhecer. O Boi de Leonardo sintetiza toda essa beleza, força, tradição e encanto. Apresentado pelo amigo e parceiro musical Luiz Cláudio, fui muito bem recebido na Liberdade durante a cerimônia de batismo do boi e pude participar ativamente de um incrível ciclo até as apresentações nos arraiais, onde ti ve o prazer de me vestir de vaqueiro e tocar com o grupo”. Afirma Tadeu Campany.
O artista saiu tão maravilhado de São Luís, que no carnaval de 2018 o Rio Pandeiro homenageou o bumba-meu-boi, construindo o seu próprio boi e dedicando o carnaval aos amigos da Liberdade. Agora, está cumprindo a promessa de trazer seus alunos para ver de perto o que é o São João do Maranhão.
INTERCÂMBIO CULTURAL RIO PANDEIRO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
De 20 a 30 de junho de 2019
Oficina de Pandeiro Brasileiro
Ministrada pelo percussionista carioca Tadeu Campany.
Dias: dias 25, 26 e 27 de junho
Convento das Mercês – das 16h30 às 18h30.
Investimento: R$ 50,00 (pagamento no primeiro dia da oficina, no próprio local)
Inscrições pelo e-mail: curso.riopandeiro@gmail.com e zap: 21 98080-7115
Obs: Oficina para iniciantes e intermediários. Pode se inscrever mesmo quem nunca tocou nada no instrumento. Haverá pandeiros para todos os inscritos.
Oficina de Ritmos Maranhenses (exclusiva para integrantes do Rio Pandeiro)
Ministrada pelo músico percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular Luiz Cláudio Monteiro Farias, com presença do Boi de Leonardo.
Dias: 25, 26, 27 e 28 de junho.
Convento das Mercês – das 10h às 13h