HISTÓRIA MARANHENSE

Professor Joan Botelho lançará novo livro essa sexta-feira

Professor Joan Gabriel Botelho lança a terceira edição do livro “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão”, no IFMA.

Livro “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão” junto a suas duas edições anteriores

Na noite de sexta-feira (07), no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), ocorrerá o lançamento do livro “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão”, de autoria do especialista em educação e professor Joan Gabriel Botelho.

Joan Botelho é Formado em História Licenciatura e Direito pela Universidade Federal do Maranhão e fará uma palestra sobre “a construção de um livro didático de história do Maranhão”, onde falará sobre os desafios e o objetivo ao criar um livro de teor acadêmico no Maranhão.

Segundo Botelho, o livro foi construído para atender alunos da educação básica do ensino médio, também integrado, vestibulandos, concursos e leituras acadêmicas. “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão” possui 452 páginas, sendo a terceira edição ampliada e reformulada de um livro que foi lançando em 2008.

Botelho conta que o motivo de formular um livro didático sobre a história do Maranhão foi a constatação da inexistência de livros didáticos que abordem esse tema, e a preocupação no sentido de que professores e alunos pudessem desfrutar de uma obra didática que possibilitasse o acesso a novos saberes relativos a história local.

Livro crítico, atual, problematizador, analítico, com fundamentação teórica alicerçada, fugindo do padrão positivista, tradicional. O autor busca no livro, valorizar a historicidade de todos os seres humanos, não só de personalidades políticas ou heróis, mas dos cidadãos, os camponês, os escravos, os operários, as mulheres, os índios.

Professor Joan Botelho e sua obra “Conhecendo e Debatendo a História do Maranhão”

“Ao produzir este livro didático, penso estar contribuindo como professor e autor para várias gerações de professores, alunos e leitores em geral envolvidos com o processo de ensino x aprendizagem. Possibilitamos aos educandos e educadores acesso aos debates envolvendo a história local, o conhecimento, a aprendizagem como contribuição para o êxito de todos que acreditam que só é possível vencer pela via educacional. Por fim afirmo que esta obra não é “verdade absoluta”, nem perfeita, cujos temas abordados foram uma escolha do autor após várias consultas e pesquisas, já que o “historiador não é neutro”. É preciso também lembrar que a obra apresentada é cheia de limites sendo passível de críticas. Assim concluo pois, o homem segue, mas sua obra fica”, declarou Joan Botelho.

O livro poderá ser adquirido no seu lançamento, no IFMA, pelo valor de R$ 45,00 e em breve estará em todas as livrarias da capital maranhense.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias