FÉ E DEVOÇÃO

Procissão de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (20) no Aterro do Bacanga

A celebração ocorre na quinta-feira 20 de junho, no aterro do Bacanga, com programação a partir das 14h30, e santa missa solene às 17h, sob a presidência do arcebispo metropolitano

Reprodução

A Arquidiocese de São Luís celebra no dia 20 de junho, no Aterro do Bacanga, a solenidade de Corpus Christi. A festa é uma importante comemoração do calendário católico que data desde o século XIII, quando convocada pelo papa Urbano IV. Na Igreja local será celebrada com o tema “Eucaristia, pão do céu, fonte de justiça e fraternidade”, que está relacionado com a Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda as políticas públicas como caminho de justiça social e fraternidade.

Segundo o padre Robério Lima, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, “este é um momento da festa da comunhão, onde testemunhamos nossa fé em Jesus Cristo Ressuscitado, numa Igreja que nasce da Eucaristia e dela se nutre para levar em frente sua missão”, declara.  

A festa do “Corpo e Sangue de Cristo” é um evento católico tradicional na capital maranhense que mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja Católica de São Luís. Há o envolvimento dos bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Embora seja uma data móvel, é celebrado em todo o mundo. É ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Para expressar esse louvor, as paróquias e comunidades adornam as igrejas, enfeitam as ruas e confeccionam tapetes por onde passa a procissão de Corpus Christi. Feito de materiais reciclados como pó de café, serragem, cascalho, casca de ovo, sal grosso, entre outros, o tapete é preparado pelos fieis durante a noite e madrugada anterior, ou mesmo no dia da procissão. Para o solenidade no Aterro do Bacanga, tapete está sendo preparado para a saída do Santíssimo Sacramento em procissão.

A celebração é organizada pela Arquidiocese, por meio da Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi,  que traz programação especial para o dia, a saber: às 14h30 – concentração e chegada dos fiéis, às 15h – terço mariano, às 15h45 – Show Annima Christi, que reúne artistas da terra interpretando canções católicas, e às  17h –  santa missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e por bispos convidados, presbíteros e diáconos, representando as 56 paróquias da Arquidiocese.

Procissão – Após a missa será realizada, por volta das 18h30, uma grande procissão luminosa saindo do Aterro do Bacanga, percorrendo a Avenida Beira Mar, para encerrar, este ano, na catedral metropolitana onde o arcebispo dará a a bênção do Santíssimo Sacramento, por volta das 20h. Semelhante a proposta do Aterro, será confeccionado tapete dentro da catedral para a acolhida do Santíssimo Sacramento. 

SERVIÇO

O QUE: Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese de São Luís

QUANDO: 20h de junho de 2019(quinta-feira). Início: às 14h30, Arcebispo atende a imprensa antes da missa (atrás do palco) às 16h30, santa missa: 17h, procissão: 18h30, bênção final: 20h

ONDE: Aterro do Bacanga.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias