TEATRO

O universo de Ariano Suassuna no palco do Teatro Arthur Azevedo

Espetáculo Ariano – O Cavaleiro Sertanejo faz apresentação em São Luís neste domingo (23) revelando vertentes desconhecidas da obra e vida do escritor Ariano Suassuna

Reprodução

A vida e a obra do dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta paraibano Ariano Suassuna poderão ser apreciadas pelo público maranhense no espetáculo musical Ariano – O Cavaleiro Sertanejo. Considerado um dos maiores autores da história do teatro brasileiro Ariano Suassuna foi dealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.

O espetáculo que será apresentado neste domingo (23), a partir das 20h, no Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol S/N, Centro faz uma homenagem ao escritor e também marca as comemorações dos 23 anos de carreira do grupo os Ciclomáticos, uma das companhias de teatro mais premiadas do Brasil. No espetáculo os seis cavaleiros saem a procura do lendário autor Ariano Suassuna, invadem com música e poesia a cidade nordestina de Armorial. Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta. O cavaleiro andante, de mistérios e mitos, deixou seu legado e perpetuou suas histórias e foi intitulado: Ariano – O Cavaleiro Sertanejo.

Para atriz Aline Gomes, o diferencial do espetáculo é que o texto mistura a vida e a obra do escritor contadas por meio de seis estações que vão desde o nascimento até o momento onde ele se apaixona, passando pelo “Valei-me minha nossa Senhora!” onde aparece a Compadecida, além da mistura com poemas da moça Caetana que vem busca-lo para essa morte. “É incrível que é um grupo carioca mergulhado em um ambiente nordestino. No espetáculo são seis cavaleiros que estão à procura do Ariano Suassuna que vão passando por essas estações e vão conhecendo esses momentos da vida dele quanto da obra. Tem umas passagem, por exemplo, que o espetáculo mostra um fato que é desconhecido de muitos. Eu não sabia que o pai dele tinha sido assassinado por motivos políticos defendendo um território. Tem muita parte da vida do Ariano que eu não sabia e que eu passei a conhecer a partir da pesquisa”, disse a atriz.   

O espetáculo é uma viagem ao universo nordestino, por meio de alguns ícones da sua cultura, como o cancioneiro, o sertanejo, o repente, o forró, o mamulengo e o Movimento Armorial. O objetivo é valorizar a cultura popular do Nordeste, criando uma espécie de arte brasileira erudita a partir das raízes da cultura do país.

O grupo os Ciclomáticos já rodou boa parte do Brasil e já dez espetáculos na Alemanha, no Peru, tem prêmios internacionais e nunca havia se apresentado no nordeste. “Esta é a primeira vez desse grupo que tem diversos espetáculos como Minha alma não é nada depois dessa história, Genet os anjos devem morrer entre outros. E é uma felicidade para gente estarmos aqui pela primeira vez em São Luís abrindo essa nova saga por terras nordestinas”, ressaltou Aline Gomes.

A atriz ressaltou que a receptividade por parte do público tem sido muito boa porque o espetáculo é envolvente encantando e emocionando a cada apresentação. “Tem momentos de muita comédia, de muita gargalhada porque Ariano Suassuna, ele tinha até um sarcasmo e a gente passa também por um momento de muita poesia e de muita dor. O espetáculo vai ti conduzindo por essas estações que vai levando o público por diversas emoções. E isso mexe muito com o público. Quando acaba acontece uma explosão de aplausos que nos deixa paralisados. Estamos muito feliz com tudo que está acontecendo nesse momento”, acrescentou Aline Gomes.   

O espetáculo musical Ariano- O Cavaleiro Sertanejo tem patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), Restaurante Feijão de Corda, Alvorada Motos e Maadi Energia Solar. Ele conta ainda com apoio cultural do senador Roberto Rocha, Restaurante Quintalão Bistrô e TV Cidade/Record TV. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos nas lojas das bilheterias digitais do Shopping da Ilha, Rio Poty Hotel, Teatro Arthur Azevedo e pelo site http://www.bilheteriadigital.com. Mais informações nos contatos: 98/ 98130-9065 e 98/3015-3017.

Sobre a Cia de Teatro

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro é uma Cia. profissional de pesquisa e repertório, com cerca de 10 montagens vigentes. Atualmente, o grupo coleciona mais de 200 prêmios nacionais e internacionais em festivais de teatro. Os Ciclomáticos desenvolvem uma linguagem própria, por meio da dramaturgia cênica, revisitando autores de expressão mundial, como Federico García Lorca, Sófocles, entre outros. Aposta na contemporaneidade da encenação e da escrita, além da individualidade de cada integrante do grupo, reforçando a figura do multiartista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias