SÃO JOÃO 2019

Boi da Lua realiza batizado com muita festa no bairro do João Paulo

A cerimônia contará com a participação do Boi Encantos do Olho D’água, Show de Denny Cardoso, Forro Raízes da Terra e o grande momento do Batizado do Boi da Lua, fazendo sua apresentação inaugural com a nova indumentária que este ano vem homenageando a África.

Reprodução

O batalhão do bumba meu boi de orquestra reaiiza neste domingo (9), o seu tradicional batizado, a partir das 19h na Rua Antônio Bayma 222, João Paulo próximo a Igreja São Judas Tadeu no bairro do João Paulo. A cerimônia contará com a participação do Boi Encantos do Olho D’água, Show de Denny Cardoso, Forro Raízes da Terra e o grande momento do Batizado do Boi da Lua, fazendo sua apresentação inaugural com a nova indumentária que este ano vem homenageando a África.

O nome Boi da Lua, dá-se em homenagem a toada do mesmo nome, de autoria do compositor César Teixeira e que foi imortalizada na voz do saudoso Papete.  Representando o Bumba-meu-boi no sotaque de orquestra, o Boi da Lua, figura entre os grupos mais tradicionais e formosos da Ilha de Upaon Açu.

A manifestação cultural conta com 07 CD’s  gravados, que reúne registros musicais de grandes compositores do Maranhão  tais como: César Teixeira, Gerude, João Marcus, Zé Lopes, Washington Coelho, Samy do cavaco, Allysson Ribeiro, Zé Pivó e Dito, Carlos Gomes, Luiz Moraes, Eulálio Figueiredo e outros. 

Criado em 1993 por jovens do bairro do João Paulo que, incentivados por Dona Mirtes Rocha, in memoriam, mãe do  Presidente da sobredita associação, Professor Washington Coelho. Além de suas tradicionais apresentações dentro e fora do período junino, o Boi da Lua cumpre seu papel social, realizando oficinas de bordado de miçangas, canutilhos e paetês, confecção de peças e outras atividades artesanais, onde os brincantes, em sua maioria, são do João Paulo e áreas vizinhas e fazem sua própria indumentária.

Com 27 anos de história e tradição, o grupo já recebeu diversas homenagens e premiações como na Festa de São Marçal, Festival Internacional de Cultura, premiado pela Titta di Viterbo – Itália (Atestado Per Meriti Culturali All1associazione) e de instituições públicas e privadas.

Premiado duas vezes pela Rádio Universidade FM com o melhor CD de bumba-meu-boi (2011/2012) e outros.  Atualmente o Boi da Lua é “Ponto de Guarnicê”, hoje cultura viva do Ministério da Cultura em convênio com o Governo do Estado.  A “Orquestra Maravilha”, como é conhecida é formado por 18 músicos, entre metais, harmonia, percussão, efeitos e cantadores.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias