SÃO JOÃO 2019

Saiba de quem foi a ideia por trás do Dia Nacional do Bumba Meu Boi

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi, marco das comemorações juninas foi idealizada pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, quando ainda era deputado federal.

Foto: Reprodução

Para todo maranhense, os dias que marcam o ciclo junino alcançam o seu ápice neste fim de semana, quando se comemora a chegada dos dias 29 de junho – Dia de São Pedro – e do dia 30 de junho – Dia de São Marçal. Outra data, fixada em nosso calendário nacional, resume todo este sentimento festivo: o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, a ser celebrado também neste 30 de junho.

O elemento interessante no Dia Nacional do Bumba Meu Boi é que este marco em nossas comemorações juninas foi pensado pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, quando ainda era deputado federal.

A ideia de Brandão de elaborar um projeto de lei para a instituição do Dia Nacional do Bumba Meu Boi foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República sob a lei n° 12.103/2009. A partir daí, podemos, com muito orgulho, comemorar uma tradição que é a marca do Maranhão no Brasil e no exterior, abrilhantando o nosso folclore e a nossa gente, que é rica em cultura.

Por meio desta data, muitas atividades e projetos culturais podem ser promovidos em nome do bumba meu boi, com o devido respaldo em nosso calendário. Além de o dia aquecer o nosso comércio local, é no calor das pequenas fogueiras que os corações apaixonados dos brincantes também se aquecem, ao embalar as toadas e versos de bumba meu boi que todos sabem de cor, sempre acompanhados ao som de matracas, maracás, caixas, zabumbas, tamborinhos e tambores, pandeirões, instrumentos de sopro e de corda – que fazem dos propagados sotaques da brincadeira um espetáculo à parte.

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi, inclusive, para além de fazer referência ao tradicional Dia de São Marçal, possui um aspecto particular para o seu autor, Carlos Brandão, que é natural de Colinas, cidade localizada no médio sertão maranhense.

Ele explica que o bairro João Paulo, onde morou em São Luís, serviu de inspiração para apresentar a proposta do projeto de lei de criação do Dia Nacional do Bumba Meu Boi durante o período em que atuou como deputado federal.

“A minha relação com São Luís começou no bairro João Paulo, onde morei por longos anos. Foi graças a esse lugar, palco dos encontros de Bois, que tive a inspiração de apresentar o projeto de lei que instituiu o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado em 30 de junho, data em que os grupos de matraca tomam a avenida São Marçal para o festejo que encerra as festas juninas da capital”, resumiu Brandão.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias