42ª Festival Guarnicê: “Inovação e Tecnologia no Audiovisual”
Abertura oficial será nesta sexta-feira, 14, no Teatro Artur Azevedo. O Festival segue até o dia 21 de junho no Centro Histórico de São Luís.
Trazendo como tema “Inovação e Tecnologia no Audiovisual”, a 42a edição do evento foi lançada nesta terça-feira, 11, em coletiva de imprensa, com a participação de representantes de instituições parceiras, do Governo do Maranhão, organizadores, entusiastas do cinema e jornalistas. Durante o encontro, realizado no Grand São Luís Hotel, foram apresentadas a programação e as novidades da edição deste ano, que será aberta oficialmente sexta-feira, 14, no Teatro Artur Azevedo. O Festival segue até o dia 21 de junho no Centro Histórico de São Luís.
Na solenidade de abertura, será exibido o filme “Eu Sou Brasileiro”, de Alessandro Barros e produção de Letícia Spiller. O filme terá sua pré-estreia no festival maranhense. A noite contará, ainda, com homenagens à Cemar, Banco do Nordeste e à Câmara Municipal de São Luís pelos 400 anos e ao apresentador maranhense José Raimundo Rodrigues. O cineasta e presidente do Júri técnico, Aly Muritiba também está entre os homenageados da 42ª edição.
“Este ano, estamos trabalhando o audiovisual em todas as suas linguagens. A tecnologia, a inovação não só para o cinema, mas também para o design, para a publicidade, para os jogos virtuais. Tudo hoje é tecnologia”, explicou a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC) e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, explicando a motivação por trás da escolha do tema. Serão novas mostras, novos recursos e mais possibilidades de participação do público.
Participaram da coletiva, Luís Carlos Cardoso (do grupo Equatorial/CEMAR, patrocinador do Guarnicê); Haroldo Moura (representante do Banco do Nordeste, também patrocinador do evento); Caroline Veloso (Secretária Adjunta de Cultura Incentivada); Nair Portela (reitora da Universidade Federal do Maranhão); Dorlene de Aquino (pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da UFMA) e Fernanda Pinheiro (coordenadora geral do Festival Guarnicê de Cinema).
Inovação e tecnologia no Festival
Dentre as novidades do Festival Guarnicê, está a criação de um aplicativo que permitirá a participação direta do público nas votações das mostras competitivas. Lá, também será possível acessar a programação detalhada e estar por dentro das atualizações diárias sobre o festival. O app, desenvolvido por estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participantes da Empresa Júnior ADA, pode ser baixado na Play Store.
Outra novidade é a criação de novas mostras competitivas, com o objetivo de explorar as demais linguagens do audiovisual. São elas: Filmes de Curtíssima-Metragem; Videoclipes; Reportagem Televisiva e Filmes Publicitários.
Parceiros de grande peso na indústria cinematográfica mundial também somam à programação desta edição. Um deles é a Faculdade Melies, especializada em animações – atualmente a maior da América Latina. E também o Copa Studio, responsável pela produção de grande sucesso entre o público infanto-juvenil “Irmão do Jorel”. Membros destas instituições estarão no Festival durante a programação.
Fortalecimento da produção local
O Guarnicê promove a exibição de filmes de todo o Brasil. Neste ano, foram 680 inscritos e 98 selecionados. E vários produtores maranhenses estão entre os participantes, tanto em mostras competitivas maranhenses quanto nacionais. Taciano Brito, cineasta maranhense que teve o curta “Marina” premiado na edição anterior tanto por júri popular quanto técnico, destaca o papel do Festival como incentivador para os produtores locais.
“Ele tem uma importância não só aqui, mas em nível nacional: levar as produções maranhenses nessa vitrine do audiovisual. É um dos poucos festivais que traz os produtores nacionais para cá. Essa troca também é muito interessante. Eu vejo que é um fomentador da cultura. De fato, o Guarnicê tem extrema relevância nesse desenvolvimento daqui, nessa efervescência”, avaliou Taciano, que neste ano participa do júri técnico das competitivas maranhenses.
A reitora da UFMA, Nair Portela, reforçou a importância para o Maranhão e destacou, ainda, o papel social da Universidade enquanto promotora do evento. “O Festival Guarnicê de Cinema, em sua 42ª edição, traz para São Luís do Maranhão cada vez mais esse movimento nacional e maranhense da cultura. Mesmo que a Universidade esteja passando por dificuldades, o envolvimento é tão grande, o compromisso social, muito maior. Faz parte do calendário cultural da nossa cidade. Isso é muito bom. A gente faz esse convite, pela UFMA: estejam conosco! É uma tradição da nossa cidade, do nosso Estado”, convidou a reitora.