CULTURA POPULAR

Exposição mostra a riqueza e a beleza das redes do Maranhão

Redes do Maranhão reúne 25 peças vindas de 14 cidades, mostrando um pouco da diversidade de técnicas e materiais presentes no artesanato maranhense.

Reprodução

O Centro Cultural Vale Maranhão apresenta a exposição Redes do Maranhão, inaugurando a série Vitrine Mapearte. As redes estão expostas no saguão do CCVM, onde o visitante, logo ao entrar no casarão histórico, será surpreendido com a mostra do que vem sendo documentado no projeto Mapearte, que, desde 2017, já identificou 3.335 artesãos em 60 cidades maranhenses. O projeto tem o apoio do Governo do Maranhão e o patrocínio da Vale.


A exposição Redes do Maranhão reúne 25 peças vindas de 14 cidades, mostrando um pouco da diversidade de técnicas e materiais presentes no artesanato maranhense.  Da riqueza das fibras vegetais à tecelagem manual de algodão, passando pelo uso de retalhos de tecido, de embalagens plásticas e até do nylon de guarda-chuvas quebrados, com varandas elaboradas ou sem elas, são peças cheias de estilo e beleza, criadas por artesãos maravilhosos.

O artesão Zé Branco, um dos responsáveis por manter esta tradição no estado veio dar uma “espiada” e viu como ficou a exposição Redes do Maranhão, onde estão algumas de suas produções. Zé Branco é de São Simão, povoado de Rosário, um dos poucos homens que ainda “batem rede” no estado. 

Redes do Maranhão reúne 25 peças vindas de 14 cidades, mostrando um pouco da diversidade de técnicas e materiais presentes no artesanato maranhense.  Da riqueza das fibras vegetais à tecelagem manual de algodão, passando pelo uso de retalhos de tecido, de embalagens plásticas e até do nylon de guarda-chuvas quebrados, com varandas elaboradas ou sem elas, são peças cheias de estilo e beleza, criadas por artesãos maravilhosos.

Venha desfrutar da beleza desse conjunto e conhecer seus criadores. Quem quiser, poderá encomendar diretamente com eles.

Mapearte

O artesanato maranhense é bastante diverso e tem alta qualidade de execução, mas ainda é pouco conhecido em âmbito nacional e mesmo local. O Mapeamento do Artesanato Maranhense (Mapearte) é um projeto que identifica artesãos em atividade no Maranhão com a finalidade de divulgar seu trabalho e criar oportunidades de renda. A primeira etapa do projeto prevê o mapeamento em 100 municípios.

O CCVM apoia o projeto em ações de divulgação, procurando dar amplitude a essa iniciativa, que é inédita no país. Em 2017 realizamos a exposição Hiorlando, reunindo a obra do artista popular descoberto pelos pesquisadores do Mapearte

Serviço

O quê: Exposição Redes do Maranhão – Vitrine Mapearte

Quando: Aberta à visitação, de terça a sábado, das 10h às 19h

Onde: Saguão do CCVM. Endereço: Av. Henrique Leal, 149- Praia Grande, São Luís/MA- CEP: 6510-160.Informações: 3232 6363.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias