RECONHECIMENTO

Projeto que elege São Luís como a capital nacional do Bumba Meu Boi é aprovado

A proposta segue agora, com pedido de urgência, para análise no Plenário. Se conseguir aprovação na próxima etapa, vai à sanção presidencial.

Reprodução

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3/2018 que reconhece São Luís como a capital nacional do Bumba Meu Boi foi aprovado nesta terça-feira (21), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta segue agora, com pedido de urgência, para análise no Plenário. Se conseguir aprovação na próxima etapa, vai à sanção presidencial.

A festa do Bumba Meu Boi é comemorada na capital maranhense desde o século XVIII, especialmente durante os meses de junho e julho, em homenagem ao auto de São João. Pessoas de todas as idades participam da dança folclórica que narra a ressurreição de um boi e possui ligações com tradições africanas, indígenas e europeias.

O enredo da dança conta a história de um escravo, Pai Francisco, que precisa saciar o desejo de sua esposa grávida – comer uma língua de boi – para isso, Pai Francisco mata o boi do senhor da fazenda. Com a morte do animal, curandeiras e pajés são convocados para ressuscitá-lo, assim que o boi volta à vida, a comunidade festeja.

Em São Luís existem mais de 100 grupos da dança tradicional e cada um tem sua própria forma de contar a história, seu próprio sotaque. Os mais famosos são o boi de matraca, boi de zabumba, boi de orquestra e boi da baixada.

O senador Roberto Rocha (PSD-MA) foi o relator na CE e lembrou que os primeiros registros do boi-bumbá foram em Pernambuco, tornando-se tradição em vários estados brasileiros, mas ganhando popularidade no Maranhão. Na oportunidade, o senador lembrou ainda que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) outorgou, em 2012, o título de Patrimônio Cultural do Brasil ao Bumba Meu Boi maranhense.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias