Fiéis celebram dia de Nossa Senhora de Fátima

Devoção que surgiu em Portugal e se espalhou pelo mundo, festejo de Nossa Senhora de Fátima reúne devotos e fiéis neste dia 13 de maio nas igrejas de São Luís

Reprodução

Paróquias, igrejas, comunidades católicas de todo o mundo estão festejando hoje o dia de N. Sra. de Fátima. Desde o dia primeiro de maio acontecem as homenagens à santa que se realizam nas mais diversas localidades em São Luís. No Bairro de Fátima, que leva o nome da Santa, as comemorações na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, começaram às 7h, reunindo milhares de fiéis, que foram brindados com um terço. Logo mais ao meio dia também tem missa, não só na igreja do Bairro de Fátima, mas em várias igrejas da capital.

O encerramento do festejo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima terá a procissão luminosa que sairá pelas ruas do bairro às 17h, em seguida haverá missa de encerramento às 19h. Nos dias da festa, além de missas, adorações e procissões, o festejo contou com programações culturais no largo.

Para a devota que não por acaso leva o nome de Maria de Fátima Soares Silva, o mês de maio é especial. É dia que se veste de azul e branco, as cores das vestes de Nossa Senhora. “Eu ainda pequena já acompanhava minha mãe nas rezas e fui me apegando a Maria também. Hoje em dia não só sou devota, como sirvo a Deus e sou extremamente agradecida por tudo que a Virgem Maria tem feito na minha vida”, contou.

Maio se destaca por ser o mês dedicado às mães, noivas e especialmente, à Virgem Maria. Dentre os diversos títulos concedidos a ela, está o de Nossa Senhora de Fátima, devoção que surgiu em Portugal, por ocasião das aparições da santa aos três pastores. Este período tão singular torna-se ainda mais especial devido às celebrações e diversas atividades que foram programadas nas paróquias que compõe a Arquidiocese de São Luís para celebrar o mês da Mãe Maria.
A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.

O Papa Francisco não foge à regra: devoto da figura de Nossa Senhora, ele afirma, desse modo, a sua absoluta identidade católica, “seria bom que, especialmente neste mês de maio, rezássemos juntos, em família, com os amigos, na paróquia, o Santo Terço ou alguma oração a Jesus e à Virgem Maria. A oração feita em comunidade é um momento precioso para tornar ainda mais forte a vida familiar, a amizade! Aprendamos a rezar mais em família e como família!”.

Mês Mariano nas paróquias

As paróquias costumam rezar no mês de maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. Entretanto, os altares e coroações neste mês não são apenas atividades da paróquia.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias