CULTURA

Exposição sobre Boi de Santa Fé abre nessa terça-feira (21)

A exposição será aberta nessa terça-feira, 21, às 19h, na Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782), no Centro, em São Luís/MA

Foto: Charlles Eduardo

A segunda edição da exposição Diamante Brasileiro Boi de Santa Fé: Cultura e Tradição! será aberta nessa terça-feira, 21, às 19h, na Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782), no Centro, em São Luís/MA. Produzida pela Associação Cultural do Bumba-Meu-Boi e Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé, a mostra reunirá fotografias, indumentárias, personagens, a exemplo dos cazumbás, altares religiosos e instrumentos musicais.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14 às 18h, até 13 de junho/19. Com direção geral e coordenação artística de José de Jesus Figueiredo (Zé Olhinho), Cláudio Henrique Cantanhede, Adriano Andrade Rodrigues, a mostra tem decoração assinada por Sebastião Cardoso Júnior, fotografias de Márcio Vasconcelos, registro audiovisual de Danilo Fernandes e apoio técnico da equipe do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce/Ufma).

Reprodução

O coordenador da mostra, Cláudio Cantanhede, afirmou que dentro da programação haverá a roda de conversa As Mulheres na Liderança do Bumba-Meu-Boi, no dia 07 de junho/19, às 17h, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga, com a pesquisadora Heridan Guterres (Ufma), Leila Naiva (Boi de Axixá), Concita Braga (Boi Nina Rodrigues), Regina Avelar (Boi de Mestre Leonardo), Nadir Cruz (Boi da Floresta), Lucilene Silva Costa (Boi União da Baixada) e Jô Brandão (Seduc).    

“Essa segunda exposição será encerrada com um grande cortejo de rua, reunindo grupos de bumba-meu-boi, no dia 13 de junho, a partir das 17h. A concentração será no Largo da Igreja de São João, na rua da Paz, Centro, percorrendo toda a extensão da Rua Grande, finalizando na frente do Palacete Gentil Braga”, disse Cláudio Cantanhede. Vale lembrar que a primeira mostra aconteceu ano passado, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, sendo prestigiada por mais de três mil pessoas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias