LANÇAMENTO

Entre bruxos, magos e feiticeiros com Letícia Höfke

Escritora lança Truque de mágica, primeiro livro de uma trilogia que conta a saga de Sean Parker, um extrovertido adolescente que descobre que é bruxo e que entra em uma competição para se tornar o Grande Mago.

Reprodução

Considerada a “grande ciência sagrada” pelos magos, a magia é uma forma de ocultismo que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, a partir de um conjunto de teorias e práticas até que ele tenha o domínio total sobre si mesmo e sobre a natureza. E foi mergulhando neste universo da magia, que a escritora Letícia Höfke, de 21 anos, escreveu seu primeiro livro Truque de mágica. A obra que faz parte de uma trilogia será lançada neste sábado (25), das 18h às 22h, no Shopping da Ilha, localizado no bairro do Maranhão Novo.

A magia sempre despertou interesse em Letícia Höfke, mas a paixão pela temática se potencializou ao ler  obras como Harry Potter, de J.K. Rowling, Percy Jackson e os olimpianos, de Rick Riordan e Jogos Vorazes, de Suzanne Collins que contam histórias sobre um mundo mágico invisível e que tornaram-se atraentes para crianças e adultos porque possuem, em sua narração, os velhos arquétipos que vivemos na viagem que a nossa vida é.

Segundo Letícia Höfke Truque de mágica conta a história de Sean Parker, um extrovertido adolescente de 18 anos, cuja única preocupação era entrar na universidade de seus sonhos. Após uma noite sobrenatural, entretanto, toda a vida dele vira de cabeça para baixo, e ele descobre que é um bruxo, filho de um dos mais poderosos feiticeiros da história e, como se não bastasse, que está inserido no meio de uma competição de sobrevivência pelo trono do mundo mágico e título de Grande Mago – dado àqueles que são responsáveis por fazer leis relativas ao uso da magia. “Conto a história de Sean Parker que é um garoto que descobre que é um bruxo e que vê a sua vida completamente mudada a partir desta revelação. E que encontra-se no meio de um jogo de sobrevivência  pelo trono do líder dos bruxos que morreu. Este é um livro que é uma mistura de inspirações de tudo que eu gostava quando eu era adolescente. Fiz uso de uma linguagem simples e acessível para os adolescentes entre 12 e 18 anos, entenderem essa disputa pelo poder que gera diversas reflexões acerca do jogo político”, contou a escritora.

Letícia Höfke que está entrando para o rol da literatura youngadult contemporânea, revelou que levou um ano para a escrever Truque de mágica e que começou a escreve-lo em janeiro de 2015 e terminou em dezembro do mesmo ano.  A jovem escritora, acrescentou que o seu maior desafio foi tentar não cair no clichê das histórias que abordam a magia dos grandes escritores já consagrados, pensando em escrever um livro com ideias novas e originais que tivesse haver com a juventude de hoje. “Quando eu tinha 13 anos e li livros que abordavam sobre magia me fizeram pensar de que forma eu escreveria o meu livro.  Hoje estou com 21 anos, e mundo mudou muito de lá para cá. Então ter essa comunicação com os jovens foi um grande desafio para saber o que eles gostam e o que eles querem em um livro”, disse a  autora que baseia-se nas séries que lia quando era adolescente e reúne elementos de várias delas em uma só.

A força da magia como poder

Na trama de Truque de mágica a escritora de forma inteligente aborda aspectos ocultos do universo e da divindade, mostrando que por meio da magia é possível fazer com que forças ocultas atuem sobre o ambiente, modificando, por exemplo, a vontade, o agir ou o destino das pessoas. Letícia Höfke ressaltou que Sean Parker não está sozinho em sua jornada heróica ao longo do livro. Com a ajuda de Lizzie e Cornelius, o garoto descobrirá mais sobre seu passado, aprenderá a controlar seus poderes e tentará se manter vivo. A escritora explicou que além do protagonista, outros personagens – como, por exemplo, os vilões – também têm a chance de ter suas histórias e motivações reveladas, já que a narrativa em terceira pessoa é multiplot ou seja, tem diversas linhas de ação dentro de uma história central, que começa em Truque de mágica e se estende por uma trilogia.

Para Letícia Höfke, a mágica acontece na vida, pois se pararmos para analisar os acontecimentos que ocorrem no cotidiano do homem, ela se faz presente de diversas maneiras.  “A mágica acontece se dá por meio das ações neste universo onde procuramos uma explicação para tentar entender qual o papel de cada um nesta jornada que chamamos de vida”, pontuou Letícia Höfke.  

Sobre a autora

Nascida em 1997, Letícia Höfke, natural do Rio de Janeiro, mudou-se logo cedo para a terra de sua mãe, São Luís no Maranhão. Entretanto, para cursar Jornalismo na PUC-Rio, ela voltou a sua cidade natal. Desde a infância, Letícia é apaixonada por literatura e o interesse pelos livros despertou vontade de criá-los. Aos 11 anos, ela começou sua carreira pelas fanfics que são contos ficcionais escritos por pessoas que se inspiram em franquias já existentes de livros ou séries de outros autores até escrever histórias originais e finalmente, publicar o primeiro livro de sua trilogia, da saga Truque de Mágica.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias