SÃO JOÃO DO MARANHÃO

Ensaio Cultural na Casa das Minas

A cultura e religiosidade dos tambores de mina atraíram centenas de pessoas para prestigiar o ensaio itinerante na Casa das Minas, na Madre Deus, na noite do último sábado (25). A festa contou com apresentação de grupos de bumba-boi e mostra das caixeiras do Divino. Este é o segundo ano do evento que tem apoio […]

Reprodução

Reprodução

A cultura e religiosidade dos tambores de mina atraíram centenas de pessoas para prestigiar o ensaio itinerante na Casa das Minas, na Madre Deus, na noite do último sábado (25). A festa contou com apresentação de grupos de bumba-boi e mostra das caixeiras do Divino. Este é o segundo ano do evento que tem apoio do Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O ensaio itinerante marca o início da festa do Divino Espírito Santo e dá a largada para a vasta agenda do São João do Maranhão 2019.

Leia também: Alceu Valença é confirmado no São João de São Luís

O administrador da Casa das Minas, Euzébio Pinto, destacou a festa como uma das mais significativas manifestações do Maranhão. “É uma festa grandiosa e muito importante, que reúne sempre grande público e contribui para manter viva esta memória do Maranhão. É o segundo ano que realizamos este ensaio itinerante que se transformou em uma noite cultural atraindo as pessoas para prestigiar, participar junto e ver o que nossa cultura gera, ver o que está no nosso sangue e dar valor ao que é nosso”, disse.

Na lista de atrações da noite, abrilhantaram a festa os grupos de bumba-boi da Maioba, da Lua, Lírio de São João, Fé em Deus, Liberdade, Santa Fé, Unidos Venceremos, União da Baixada, Mestre Apolônio e Madre Deus. A festa teve como um de seu pontos altos o ensaio das caixeira do grupo Baile de Caixa do Monte Castelo, que emocionou o público presente. O ensaio itinerante tem como propósito divulgar a manifestação cultural, aproximar ainda mais o público para que conheçam as atividades da casa e valorizar a celebração do Divino.

Representando o ‘miolo do boi’, o jovem Vitor Costa Sousa ressalta a alegria em fazer parte da manifestação na pele de um dos maiores símbolos do São João, que é o boi. “Eu me sinto feliz por fazer parte desta festa, porque o boi é a alma da nossa cultura. A gente faz isso aqui com amor e sempre que há alguma celebração, a gente revela o couro do boi, ou seja, apresentamos às pessoas o significado de cada um destes adereços para que conheçam e se encantem com a riqueza da nossas manifestações”, explicou. Os adereços do couro do boi simbolizam os santos do São João.

É um momento de muita alegria e satisfação, revela o ator e teatrólogo, Lauande Aires. “É a hora mais marcante. É quando se cumprem os rituais da casa e da festa. Mostra o compromisso com essa celebração, é uma forte troca de energia e de muito amor pela brincadeira”, enfatizou o ator.

O ensaio itinerante prepara a casa para a vasta agenda da Festa do Divino Espírito Santo, iniciada no domingo (26), com o rufar das caixas e busca do mastro na tribuna. A agenda prossegue até dia 11 de junho com  atividades que incluem levantamento do mastro, almoço coletivo, celebração de missa, visita dos membros do Império.

Leia mais: “Olha pro céu meu amor… ” decoração do Centro Histórico ‘viraliza’ nas redes sociais

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias