OLHA PRO CÉU, MEU AMOR

Chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil

Fenômeno é uma parte do rastro do famoso cometa Halley e só vai retornar em 2061

Reprodução

Na próxima madrugada de domingo (5) uma chuva de meteoros será visível nos céus brasileiros e de várias partes do Hemisfério Sul. Trata-se de uma parte do rastro do cometa Halley, que só é visível na Terra a cada 75 ou 76 anos, e passou aqui perto pela última vez em 1986 e só vai retornar em 28 de julho 2061.

Esse fenômeno tem o nome de Eta Aquáridas, pois seu ponto de origem fica na constelação de Aquário e vai proporcionar a visualização do que é popularmente chamado de estrelas cadentes, com a possibilidade da aparição entre 30 a 40 delas por hora durante o momento do espetáculo natural.

As Eta Aquáridas, na realidade, já estão ocorrendo desde o dia 19 de abril e vão até 20 de maio, mas seu auge vai acontecer na madrugada de 4 para 5 de maio, ou seja, na noite entre hoje e domingo.

Como fazer para ver?

Se você tem interesse em acompanhar a bela chuva de meteoros, posicione-se em algum lugar com pouca luz, de preferência em alguma localidade longe de grandes centros urbanos e olhe para a direção Leste entre 2h e 2h30 da manhã. Como estaremos em fase de Lua Nova, as condições para a visualização são ainda melhores. Agora é torcer para que o tempo colabore e as nuvens não bloqueiem nossa visão.

Para visualizar a chuva de meteoros, o mais recomendado mesmo é usar os próprios olhos se a ajuda de nenhum equipamento, pois eles podem limitar nosso campo de visão e a gente acaba não vendo nada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias