MUNDO PET

Casa limpa: Dicas para ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo

Essas dicas para ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo funcionam com a maioria dos cães

Não é difícil encontrar um dono de cachorro que sofre com os problemas comportamentais do pet . Entre eles, um dos principais é o local das necessidades: muitos cães não fazem cocô e xixi no lugar certo, mesmo após muitas tentativas de adestramento por parte do tutor. 

A falta de sucesso dos donos em ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo pode ser a forma como a lição está sendo ensinada. André Almeida, do adestramento comportamental, explica que antes de ensinar é preciso condicionar o animal – principalmente quando filhote – com alimentação e obediência de comandos básicos, além de entender o comportamento dele. 

Imagem relacionada

Antes de tudo, é importante que o dono regre a alimentação do cachorro. Depois que isso está funcionando, é hora de definir o local onde o banheiro do pet ficará. O próximo passo é incentivar atividades para que o organismo do animal comece a trabalhar, uma boa opção são os exercícios de obediência básica. Só quando todos os passos anteriores estiverem funcionando, é hora de começar a aula da necessidade no lugar certo. 

A aula de adestramento para necessidades no lugar certo deve ser feita próxima ao horário de alimentação do cachorro. A ração é dada enquanto o tutor exercita os comandos básicos (senta, deita, junto) que estão sendo aprendidos pelo animal. Enquanto isso, o dono presta atenção se o pet demonstra vontade de “ir ao banheiro” e fica mostrando o tapete higiênico para ele. 

Os filhotes fazem suas necessidades em média de 5 a 15 minutos após comer, alguns podem fazer antes ou depois disso, o importante é que no momento ele esteja perto do tapete higiênico e que o dono esteja incentivando-o a usá-lo. 

A rotina de induzir o cão a fazer as necessidades no lugar certo deve ser criada. Sempre que ele fizer, o acerto deve ser marcado com elogio, carinho ou até mesmo um prêmio. 

Quando o animal faz as necessidades fora do momento de treinamento e do local certo, o dono também deve intervir. “Usar uma distração que chame a atenção do pet, de preferência que não seja utilizada para brincar ou petiscos, é uma forma de interromper o cocô ou xixi no lugar errado sem a necessidade de uma bronca.”

A dica para essa distração é fazer um barulho ou jogar algo em uma direção que vai chamar a atenção do cachorro. A ideia não é assustar o pet ou deixá-lo com medo, mas sim fazer com que ele pare as necessidades imediatamente. Assim que isso acontecer, leve-o até o tapete higiênico.

Essas dicas para ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo funcionam com a maioria dos cães. Caso não dê certo com o seu, a saída é contratar um profissional para ajudar a definir a situação.

Resultado de imagem para adestramento cães

Fonte:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias