SÃO JOÃO 2019

Boi de Axixá: surpresas e muito brilho para comemorações dos 60 anos

As comemorações dos 60 anos da brincadeira que nasceu na Região do Munin contará com uma vasta programação durante a temporada junina 2019.

Reprodução

Os bordados e ensaios do Bumba Meu Boi de Axixá estão a todo vapor. O já tradicional boi de orquestra, natural do município de mesmo nome da Região do Munim, prepara  uma grande festa para as comemorações dos 60 anos da brincadeira.  “Sessenta anos não são sessenta dias, então estamos preparando uma boda de diamantes para os maranhenses, que hoje amam esse boi”, conta Leila Naiva, atual presidente e filha do fundador Francisco Naiva.

Com um grupo de mais de 120 brincantes, Leila Naiva diz que nas apresentações deste ano, além da história do grupo, será possível conferir como teve início o sotaque de orquestra e como a brincadeira chegou aos dias atuais.  “Muitas pessoas não conhecem como nasceu o bumba boi de Axixá e principalmente o boi de orquestra. A gente está vindo, buscando a história do boi de orquestra como surgiu até chegarmos ao boi de Axixá, até os seus 60 anos”, afirma.

Para dar conta do preparo das apresentações, estão sendo realizados três ensaios semanais. Grupos de brincantes e bordadeiros se dividem em São Luís e Axixá durante a semana inteira para dar conta das indumentárias, que terão até exposição, mas muita coisa ainda é surpresa.  “Nosso bordado vem cheio de canutilho, pérolas, o restante eu não posso contar, é segredo, mas nessa temporada teremos até exposição de indumentárias. As pessoas poderão conhecer modelos antigos, como evoluiu até hoje”, completa.

Amor

Só em penas para as roupas do grupo, o investimento este foi de R$ 30 mil, valores que despertam a curiosidade das pessoas em relação à manutenção da brincadeira.  “As pessoas me dizem, ‘Tu é louca’, mas tudo isso a gente faz é por amor e é um amor que é passado por gerações”, conta a presidente Leila Naiva (foto).

Antes das apresentações oficiais, os brincantes que moram em São Luís – boa parte filhos e netos de axixaenses – juntam-se aos demais brincantes no chamado “ensaio redondo”, que é realizado no município do Munim.  Em São Luís, o ensaios são realizados semanalmente e os locais e horários são divulgados no perfil oficial do grupo no aplicativo Instagram (@boideaxixa_oficial).

São João do Maranhão

O São João do Maranhão, promovido pelo governo do estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, terá, este ano, a presença de 400 artistas e grupos. No site da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o edital de credenciamento para atrações está aberto.

Em São Luís, estão confirmados os arraiais do Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado – Calhau), Praça Maria Aragão (Beira-Mar), Praça Nauro Machado (Centro Histórico de São Luís), além de apoios aos festejos tradicionais de diversos bairros da cidade. A programação oficial se estenderá de 19 a 30 de junho.  O evento também está previsto para acontecer em Imperatriz, com palco na Avenida Beira-Rio, um dos cartões-postais da cidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias