CULTURA

Alcântara inicia Festa do Divino

No dia 29, a festa começa com passeata, levantamento do mastro e encontro das Caixeiras do Divino com os músicos.

A festividade percorre os becos, as ruas antigas e os casarões de Alcântara. (Foto: Divulgação)

A tradicional e concorrida Festa do Divino tem início nesta quarta-feira (29) na cidade histórica de Alcântara. Até o dia 9 de junho, mordomos, caixeiras e outras figuras simbólicas da festa estarão circulando pelas ruas e ladeiras de pedras do município.

Para o fim de semana de encerramento, que também terá shows, a maioria das vagas nas pousadas já está esgotada. É nessa época que Alcântara fica tomada de gente, que sai de vários lugares para conhecer a tradição e se divertir.

A Festa do Divino é apoiada pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcântara. O Estado investiu R$ 300 mil nos festejos.

Esses recursos são usados também para garantir a distribuição de comidas e bebidas típicas nas casas que recebem os visitantes e turistas. Os cortejos vão até esses locais, que têm altares e decorações típicas.

“Todos os participantes da festividade recebem gratuitamente comida, bebida e doces de espécie. O apoio do Governo é fundamental para garantir que os festeiros façam aquisição desses produtos para oferecer à população”, diz o prefeito Anderson Wilker.

No dia 29, a festa começa com passeata, levantamento do mastro e encontro das Caixeiras do Divino com os músicos.

Como chegar

De São Luís, há duas maneiras de chegar a Alcântara. Do Cais da Praia Grande, recém-reformado pelo Governo do Estado, partem embarcações, sempre de acordo com o horário da maré. A travessia leva em torno de uma hora. O telefone é (98) 3221-8821.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias