Projetos culturais em final nacional
O Lençóis Jazz e Blues Festival e o Podcast “Conectados SLZ” estão entre os finalistas na categoria Convergência da edição deste ano do Prêmio Profissionais da Música
Foram 1.536 inscritos e duas etapas de seleção. Agora, nessa reta final, projetos e artistas de todo o Brasil aguardam o resultado da edição 2019 do Prêmio Profissionais da Música, idealizado com o objetivo de expor e reconhecer a contribuição de todos os profissionais envolvidos na construção da obra, da produção musical e da produção audiovisual.
Do Maranhão estão concorrendo os projetos Lençóis Jazz e Blues Festival e Podcast “Conectados SLZ”, na categoria Convergência, com outros nove projetos de todo o Brasil, apenas nessa categoria. De acordo com a premiação, haverá apenas um vencedor dentre as categorias Criação, Convergência e Produção. Os projetos estão sendo avaliados por um júri especializado com encerramento para o dia 30 de abril. A data de divulgação do vencedor ainda será relevada.
Sobre a indicação para o prêmio, o artista e curador do Lençóis Jazz e Blues Festival, Tutuca Viana, disse que foi uma grata surpresa receber o pedido para a inscrição no Prêmio. Segundo ele, a organização teve informação do festival que ele realiza no Maranhão há 10 anos, e o convidou a se inscrever.
O evento Lençóis Jazz terá a sua 11ª edição neste ano e acontece sempre no segundo semestre na cidade de Barreirinhas e na capital São Luís, com os propósitos da diversidade de linguagens, formação de plateia, intercâmbio, qualificação de integrantes da cadeia produtiva da música, através das oficinas e, é claro, muita diversão. “Vejo como importante para o estado do Maranhão porque é um prêmio nacional que tem um respaldo muito grande, e a visibilidade que o festival está tendo a nível de Brasil leva junto o nosso estado. Que o estado seja visto também como um lugar que tem um festival grande que mistura todo tipo de música, que abre espaço para o artista maranhense. O Maranhão não pode ser visto só pelo folclore, mas pela diversidade de projetos que tem hoje. E o Lençóis Jazz é um festival amparado pela Lei de Incentivo estadual e federal e é gratuito, bastante democrático”, diz o produtor.