OPORTUNIDADE

Inscrições para o curso de Formação das Musicalidades Afro-brasileiras

O curso é voltado para professores, músicos, pesquisadores e interessados em geral. E acontece de 07 s 11 de maio no Centro Cultural da Vale Maranhão.

Reprodução

O Centro Cultural Vale Maranhão promove na próxima semana, o curso A Diáspora Centro-africana e a Formação das Musicalidades Afro-brasileiras, de 07 a 11 de maio (terça a sábado), das 14h às 18h.  O curso será ministrado pelo historiador e etonomusicólogo, Rafael Galante, que vai discutir a história social das musicalidades afro-brasileiras e refletir sobre a diáspora das culturas da África Central ocidental no Brasil, tendo em vista a importância de seu legado artístico e filosófico para a formação das tradições culturais afro-brasileiras. Serão abordados os processos de transformação, (re)criação e incorporação destas culturas e de suas musicalidades, em especial aquelas oriundas de Angola e do Congo. É voltado para professores, músicos, pesquisadores e interessados em geral.

Rafael Galante (foto) é Mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo e pesquisa a iconografia musical do Atlântico Negro (Brasil-África Central e Austral) dos séculos XVI ao XIX. Em 2014, foi professor visitante da Smith College University, em Massachusetts (EUA)e, em 2017, foi pesquisador visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (Moçambique). Realizou pesquisas de campo sobre música, religião e cultura popular em comunidades quilombolas e tradicionais do Brasil, de Cuba e de Moçambique, investigando sempre a presença cultural africana nos processos históricos de formação das culturas musicais no âmbito atlântico.

O programa e a bibliografia estão disponíveis no site www.ccv-ma.org.br.  A carga horária é de 20 horas. Será oferecido certificado aos participantes. As inscrições são gratuitas e podem devem ser feitas pelo e-mail [email protected], informando nome completo e telefone.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias