Entenda porque seu celular fica mais lento com o passar do tempo
Atualizações e o próprio uso do dispositivo vão tornando o smartphone mais lento. Aprenda como amenizar esse problema.
Desgaste da memória
A crescente ocupação do espaço de armazenamento é mais um efeito inevitável do tempo em um celular. São cada vez mais aplicativos, fotos, vídeos e documentos. Os dispositivos móveis, em geral, guardam arquivos em memória flash, um componente que fica mais lento quando está muito cheio, afetando o desempenho do smartphone como um todo. Portanto, é importante não se aproximar muito do limite da memória, deixando um pouco de espaço livre para o sistema funcionar melhor.
Para isso, apague aplicativos dispensáveis, arquivos temporários e outros itens desnecessários. No Android, o aplicativo Files Go pode ajudar na limpeza. Faça o backup de fotos e vídeos na nuvem e apague-os do aparelho. O Google Fotos é uma ótima alternativa para a tarefa, tanto no Android quanto no iOS.
Por outro lado, no entanto, a memória flash sofre degradação com o uso. Ela tem um limite de ciclos de gravação de dados. Quando o teto é atingido, a peça está muito desgastada e tem sua performance impactada. Nesses casos, não há muito o que fazer, o processo é contínuo e fundamental, afinal, a função do armazenamento é gravar informações.
Confira mais na próxima página