TECNOLOGIA

Entenda porque seu celular fica mais lento com o passar do tempo

Atualizações e o próprio uso do dispositivo vão tornando o smartphone mais lento. Aprenda como amenizar esse problema.

Reprodução

Quem utiliza smartphone já notou que, o desempenho do celular cai progressivamente com o passar do tempo. Dispositivos mais caros e sofisticados são menos afetados que aqueles mais modestos, mas todos se tornam mais lentos conforme envelhecem. O problema, que atinge tanto celulares Android quanto iPhones, pode ter vários motivos, como as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos, a degradação da memória e até a percepção das pessoas. Entenda  o que está por trás desse fenômeno e o que você pode fazer para diminuir seus efeitos.

Atualizações de sistema

Quando um celular é lançado, ele traz a versão do Android ou iOS mais atual disponível e segue recebendo atualizações por alguns anos. Os sistemas são desenvolvidos levando em consideração as especificações dos smartphones do momento, ou seja, são feitos para funcionar sem problemas nesses dispositivos. Mas com o tempo os processadores, a memória RAM, o armazenamento e outros componentes do hardware melhoram e os novos sistemas operacionais acompanham os avanços.

Isso tudo acontece bem rápido no mundo da tecnologia. O dono de um aparelho lançado em 2017, por exemplo, ao fazer um upgrade de software em 2019, provavelmente sentirá que o celular não tem a mesma experiência fluida de uso que tinha no início. Sistemas mais recentes exigem mais poder de processamento e não há muito que fazer a respeito.

Uma opção é manter o celular com uma versão mais antiga do sistema. A alternativa, porém, não é recomendável pois pode trazer incompatibilidade com aplicativos e até mesmo problemas de segurança.

Confira mais na próxima página

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias