SEM SPOILERS

Confira dicas de como evitar Spoilers

Não dá para contar com o bom senso alheio, ou não dá para censurar o direito das pessoas que querem comentar com o mundo o que assistiu.

Reprodução

Não dá para contar com o bom senso alheio, ou não dá para censurar o direito das pessoas que querem comentar com o mundo o que assistiu. Evitar spoilers de Game of Thrones, Vingadores: Ultimato e outras grandes produções do mundo do entretenimento pode ser uma tarefa quase impossível na era da internet.

Você nunca sabe de onde vem os spoilers, e esse é o grande problema (ou desafio) para evitá-los. Mas podemos ajudar com algumas dicas ou ferramentas que podem ajudar você a sair ileso das informações antecipadas sobre qualquer coisa que você quer assistir sem informações adicionais.

Twitter

Bloqueie ou silencie qualquer usuário que pode publicar spoilers e as pessoas que você sabe que já assistiu a aquele conteúdo. Para isso, vá ao perfil da pessoa em questão, clique em ajustes e escolha entre silenciar ou bloquear. Quando você estiver por dentro de tudo, pode voltar ao status normal na conta.

Você também pode silenciar as palavras chave, escondendo o conteúdo que você não quer ver. Para isso, abra o painel lateral do Twitter, entre em configurações e privacidade, depois nas preferências de conteúdo e no item para palavras silenciadas. Adicione todas as palavras relacionadas com aquela série ou filme que você quer desviar dos spoilers. Feito isso, marque as casas de cronologia de início e notificações, escolha o item que censura qualquer coisa relacionada aos termos, e clique em Para Sempre na duração.

Todas as mudanças podem ser revertidas quando você conseguir assistir ao episódio ou filme em questão.

Instagram e Facebook

Deixe de seguir qualquer pessoa propensa a publicar spoilers. Silenciar a pessoa (que não é o mesmo de deixar de seguir) faz com que os seus posts e stories não apareçam quando você abre o aplicativo, evitando sustos logo de cara.

Antes de estrear um novo episódio ou assistir ao filme, sempre que você ver qualquer conteúdo relacionado com aquele trabalho, clique na flecha para baixo na área superior direita da publicação (no caso do Facebook) ou nos três pontos no canto superior direito da foto (no caso do Instagram) e selecione “Ocultar Publicação” (no Facebook) ou “Ver menos publicações como esta” (no Instagram).

Isso indica ao algoritmo que você não quer ver esse conteúdo, que aos poucos deixa de ser exibido em sua linha do tempo. Depois que você assistir ao filme ou série, você pode retirar o silêncio das pessoas e voltar a buscar coisas relacionadas a aquele conteúdo nas duas plataformas, voltando a treinar o algoritmo, que entende que você voltou a se interessar por esse tema.

E-mail

É raro receber spoilers por e-mail, mas pode acontecer. A solução aqui está nos filtros.

No Gmail

1. Clique no ícone da roda de ajustes > Filtros e endereços bloqueados > criar filtro.
2. No item onde indica as palavras do filtro, escreva tudo o que você quer bloquear (pode ser tudo o que você já colocou no Twitter), separadas por vírgulas.
3. Clique em Criar filtro.
4. Marque a casa Eliminar. Salve tudo, e pronto.

No Outlook

1. Clique no ícone da roda de ajustes e selecione as configurações globais do Outlook.
2. Selecione Regras e clique em adicionar nova regra. Renomeie a nova regra.
3. Em Agregar uma condição, selecione Inclui o assunto ou o corpo, e escreva tudo o que você quer bloquear (pode ser tudo o que você já colocou no Twitter), separadas por vírgulas.
4. Em Agregar uma ação, selecione Eliminar. Salve tudo e pronto.

WhatsApp, Telegram e demais apps de mensagens

Aqui, a coisa se complica. Nenhum app de mensagem tem alertas de palavra chave ou filtros, e a única coisa que você pode fazer é silenciar os grupos onde os seus amigos comentam a série ou o filme para pelo menos não receber notificações com spoilers na tela de bloqueio. Entre nos grupos o menos possível até que você ao menos tenha assistido a aquele conteúdo.

Mas ainda existe um remédio nesse caso. Os usuários do Android podem contar com o aplicativo Spoilers Blocker, que usa as permissões de acessibilidade para ler o conteúdo da tela e adicionar um bloqueio opaco em cima de toda a publicação com aquela palavra previamente configurada.

Ele funciona com WhatsApp, Telegram e derivados, mas você precisa ser consciente que o uso como um app como esse pode ser uma baita invasão de privacidade. De qualquer forma, ele está disponível na Google Play e é de graça, mas o seu uso é por sua conta e risco.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias