TECNOLOGIA

Confira como configurar a Carteira de Habilitação no seu celular

O aplicativo está disponível para download nas lojas oficiais de aplicativos Google Play e App Store.

Reprodução

O aplicativo CNH Digital foi a primeira identificação civil com representação digital válida por todo o Brasil. Esse serviço pertence ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e foi desenvolvido pelo Sepro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Por medida de segurança, apenas um dispositivo pode estar vinculado ao documento. No entanto, em caso de perda, é possível fazer a recuperação eletrônica em um novo aparelho, o que dispensa deslocamentos físicos.

Os dados do documento digital podem ser validados eletronicamente no aplicativo para as versões impressa e digital. O sistema utiliza o método QR code, quando offline, ou assinatura digital caso haja conexão a Internet. Além disso, também é possível fazer uma exportação do documento em PDF. Vale lembrar que, a princípio, o processo era parcialmente digital, pois exigia a presença do motorista ao posto do Denatran para validar o registro.

Como cadastrar

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) pode ser emitida pelo celular, sem a necessidade de comparecer a um posto do Detran ou do uso de um certificado digital. Para obter o documento, é preciso que a carteira de motorista tenha sido emitida a partir de maio de 2017 e contenha um QR Code na parte interna. Após um breve cadastro de dados no Portal de Serviços do Denatran feito no próprio aplicativo, grátis para baixar em celulares Android e iPhone (iOS), será realizada a leitura do código e uma verificação biométrica facial para efetivar a emissão da versão digital.

O aplicativo está disponível para download nas lojas oficiais de aplicativos Google Play e App Store. A ação é útil, pois desburocratiza o processo e otimiza a emissão do documento digital. Os condutores de todo o país podem realizar o procedimento. Confira a seguir como cadastrar a CNH Digital pelo celular.

Passo 1:

Baixe o aplicativo CNH Digital. Na página inicial, digite seu CPF e toque em “Avançar”. Depois, preencha o formulário com dados pessoais, crie uma senha e selecione “Cadastrar”;

Confira mais na próxima página

Próxima »1 / 9
VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias