ACEITA UM CEFÉZINHO?

Aquela pausa para o cafezinho, o queridinho do país

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Quem não tem o hábito de tomar aquele cafezinho no início da manhã?

Reprodução

Se tem uma bebida que o brasileiro ama, é café.  Segundo pesquisa da Euromonitor Internacional, 795 xícaras de café são consumidas por pessoa ao ano no Brasil, quase seis vezes a média mundial. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC), aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele simples, carioca, cappuccino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.  O Brasil é também o segundo mercado consumidor do mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

A paixão por esse líquido não se explica. Seja ele, puro, com leite, com ervas, gourmet, com açúcar, sem açúcar, com um pedaço de bolo ou pão que acabou de sair do forno, um pedaço de queijo, não importa. O que não pode faltar é o hábito do café nosso de cada dia.

A nível mundial, o Dia Internacional do Café é celebrado em 14 de abril. Então, vamos falar um pouco dessa paixão brasileira? Segundo a ABIC o maior consumo do café se concentra nas residências, representando 64% do total, enquanto fora do lar atingiu 34%. Este último tende a crescer continuamente, porque a oferta de cafés de alta qualidade em cafeterias, restaurantes e panificadoras induz ao aumento de demanda da bebida. “Um cafezinho com um pedaço de bolo é maravilhoso, revigorante para começar o dia”, diz o comerciário André Azevedo. Para dona Maria Amparo Santos, é do café e seus acompanhamentos que vem o seu sustento. “Ninguém abre mão de um café, graças a Deus. E com ele vendo bolo, salgado, cuscuz, beiju”, conta ela.

O fato é que em São Luís, não raro, se encontra uma banca de café em uma praça, acostamento, canteiro… o que só prova o quanto ele é consumido por aqui. Segure uma xícara, uma caneca ou um copo exalando o aroma de um bom café e você estará com a história em suas mãos. Apenas um pequeno gole dessa saborosa bebida fará com que você possa fazer parte de uma enorme cadeia de produção, romantismo e lances de muito arrojo, iniciada há mais de mil anos na Etiópia.

Até hoje os cafés são locais onde pessoas se reúnem para discutir assuntos importantes ou simplesmente passar o tempo, sendo o ritual do cafezinho uma tradição que sobreviveu a todas as transformações.  “Às vezes a gente não se dá conta de como ele chegou até nós. É um hábito e pronto”, diz o professor Rogério Cardoso.

A história do café no Brasil

No Brasil, o cultivo do café teve início no século XVIII, mas foi no século posterior que alcançou o status de principal produto da economia do país. Das primeiras plantações na Região Norte, mais especificamente no estado do Pará, as mudas foram usadas para plantios no Maranhão e na Bahia, na Região Nordeste.

O negócio do café que se tornou a mais importante fonte de receitas do Brasil e de divisas externas durante muitas décadas a partir da década de 1850.

O café trouxe grandes contingentes de imigrantes, consolidou a expansão da classe média, a diversificação de investimentos e até mesmo intensificou movimentos culturais. A partir de então o café e o povo brasileiro passam a ser indissociáveis.

Nos últimos anos, houve uma onda provocada pelas modernas máquinas de café expresso, que revolucionaram o hábito do cafezinho, permitindo um crescimento vertiginoso das cadeias de lojas de café. A técnica de gerenciamento por meio do sistema de licença

da marca também permitiu um rápido desenvolvimento dessas lojas especiais, voltadas para um mercado mais exigente, o de café Gourmet.

Em São Luís essas lojas estão situadas principalmente em shoppings centers e galerias e oferecem diversos tipos de sabores de café. Mas para quem não abre mão do hábito do dia-a-dia, aquele cafezinho simples e puro pode animar o dia.

Curiosidades sobre o café
– Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;

– O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo (1º lugar é a água);

– A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;

– A borra de café pode ser usada como adubo para plantas.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias