Leitores autônomos  

A importância da literatura na educação da criança  

É importante esse incentivo às crianças desde cedo, vindo de casa e das escolas para formarem futuros leitores e críticos.

Foto: Reprodução

O uso do material literário nas escolas tem sido apenas um complemento nas aulas de português, no entanto, as escolas precisam dar desse estímulo às crianças desde o fundamental até o fim de suas formações para que assim, formem futuros leitores autônomos e críticos-reflexivos.

No Brasil os alunos só vão ter um contato mais forte com a literatura no ensino médio, com exceção dos que já tiveram desde cedo. Esse encorajamento ao aluno  permite que ele consiga através da literatura questionar, imaginar e criar possibilidades. É uma forma de linguagem que pode unir música, pintura, filosofia e poesia.

Aristóteles criou uma teoria que a poesia era uma técnica associada à mimese(imitação) do épico e trágico; cômico e satírico; e o que está próximo, o lírico, que nada mais é que a composição poética para ser cantada acompanhada do instrumento lira. Daí o artista cria o fictício, que são histórias comuns, mas “plausíveis”, capazes de fazer o ser humano viajar com a mente, usando apenas letras que estimulam a imaginação, causando um impacto extraordinariamente benéfico.

Os pais por sua vez devem também incentivar seus filhos desde cedo em casa, para que assim ajude a definir as ideias de vida mais tarde. A literatura ajuda a enriquecer o vocabulário, escrever melhor, se expressar de novas formas, explorar o imaginário e ampliar seus pontos de vista, é também essencial quando permite conhecer o mundo e homem melhor, além de tudo é um ótimo entretenimento.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias