CINEMA

Mostra de curtas franceses no CCVM

Cinéfilos apaixonados por filmes franceses terão a oportunidade de assistir clássicos de grandes diretores como Benoît Martin, Yohann Kouam e Julie Gourdain até fevereiro

Reprodução

A Mostra de Curtas Franceses, composta por três seleções de filmes que abordam as mais diversas realidades vivenciadas pelos jovens, estará em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) de hoje (15) até o próximo dia 2 de fevereiro. A cada semana uma seleção diferente será exibida. Na programação, curtas premiados nos festivais internacionais de Toronto (Canadá) e Sundance (EUA).

A primeira semana acontece de 15 a 19 de janeiro, às 15 h, no Auditório Itapecuru. Serão exibidos Convenção de Genebra (La convention de Genève), dirigido por Benoît Martin, O retorno (Le retour), do diretor Yohann Kouam e Um grande silêncio (Un grand silence), de Julie Gourdain.

Em Um grande silêncio, filme de estreia de Julie Gourdain, aborto, maternidade,  questões de gênero e de classe são os temas abordados na história de uma jovem de 19 anos que é enviada pela família a um internato para garotas à fim de esconder uma gravidez indesejada. Já O retorno, produção vencedora de vários prêmios em festivais, fala sobre homossexualidade e homofobia, a partir do reencontro entre dois irmãos.  Convenção de Genebra é uma comédia que mostra como, com criatividade, cooperação , diálogo e sem uso de violência, um grupo de jovens encontra solução para resolver um conflito.

A mostra é uma parceria do CCVM com o Instituto Francês (Institut Français) e tem curadoria de Jeanne de Larrard, especialista em cinema, programadora e produtora do Festival de Cinéma Brésilien de Paris e do Festival Brésil en Mouvements.  Jeanne destaca que, embora os curtas abordem as questões vividas pela juventude francesa, os temas são universais, permitindo que o público faça a conexão com a realidade dos jovens brasileiros.  “Identidade, integração, racismo, sexualidade, homofobia são algumas das temáticas consideradas nesses filmes que nos levam às periferias francesas, ao interior do país, mas também aos países africanos ligados à França pela história colonial.”, observa a curadora. Os filmes possuem legenda em Língua Portuguesa e classificação indicativa de 14 anos. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

O quê?  Mostra de Curtas Franceses  (15 de janeiro a 02 de fevereiro)

Quando? 15 a 19 de janeiro – terça a sábado (exibição dos filmes da Semana 1), às 15 horas

Onde? Centro Cultural Vale Maranhão – Auditório Itapecuru. Localizado à Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande. Informações: 3232 6363 /site www.ccv-ma.org.br e por e-mail [email protected]

Quanto? Entrada grátis

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias