PRAIA GRANDE

Emaranhartes vai ter Queimação de Palhinhas, Arte, Cultura e Artesanato neste final de semana

O evento terá Oficina de Turbantes com Talídia Ferreira, Oficina de Dança com o professor Felipe Damas, Discotecagem com o DJ Saint e, em parceria com o Buriteco Café, os shows da Tássia Campos & Leo Spirro e da banda Filtro de Barro acontecerão nas noites do evento

Reprodução

Maranhão e arte reunido em um só local. Há pelo menos quatro edições esta é a proposta do Emaranhartes. A sua quinta edição acontece neste final de semana, 05 e 06 de janeiro, em São Luís na Praia Grande, mais precisamente no Buriteco Café, Rua Portugal. Se quiser novidade, nesta edição terá Queimação de Palhinhas, em comemoração ao Dia de Reis.

Mas não é só isso. O evento também conta com artesanato, ilustração, moda, gastronomia e muita diversão em meio a tudo isto. Além, lógico de atrações musicais, discotecagem, oficinas e exposições de produtores e fornecedores locais.

O Emaranhartes ainda conta com Oficina de Turbantes com Talídia Ferreira, Oficina de Dança com o professor Felipe Damas, Discotecagem com o DJ Saint e, em parceria com o Buriteco Café, os shows da Tássia Campos & Leo Spirro e da banda Filtro de Barro acontecerão nas noites do evento.

Sobre a Queimação de Palhinhas

No domingo (06) em parceria com o Buriteco Café vai ter a cerimônia de Queimação de Palhinhas, um ritual religioso centenário realizado no dia que é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio após cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.

A tradição é forte no Maranhão e também em algumas cidades de Portugal. O ritual é marcado pelo desmonte do presépio que reproduz a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura.

Ao som da ladainha, que alterna latim e língua portuguesa, os fiéis retiram aos poucos as palhinhas da murta, que são utilizadas para decorar o presépio, e colocam para queimar em um fogareiro.

Serviço

O quê?​ “Emaranhartes 5a Edição”
Local:​ Buriteco Café, Rua Portugal, 188 – Praia Grande.
Quando:​ 05 e 06 de Janeiro
Horário:​ (05/01) 15h às 21 h / (06/01) 10h às 18h
Quanto:​ Entrada franca
Produção/Realização:​ DECK Produções

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias