Barragens da ALUMAR são vistoriadas pela SEMA
Nesta terça, 29, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou vistoria nas barragens de resíduos do Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR).
A vistoria foi realizada em todas as barragens em operação e contou com uma equipe de monitoramento, técnicos de fiscalização, sala de situação, investigação, análise laboratorial e licenciamento. O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Guilherme Braga, declarou:
“Foi constatado, em análise preliminar, que o funcionamento encontra-se regular, em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens”.
De acordo com o Secretário Adjunto de Licenciamento da SEMA, Diego Matos:
“A equipe ainda avaliará os dados enviados através do relatório de automonitoramento encaminhado à SEMA”.
Entretanto, é importante esclarecer que o Maranhão possui somente uma barragem de rejeito (mesmo tipo de Brumadinho e Mariana), localizada no município Godofredo Viana, de responsabilidade da Aurizona Mineração. No caso da ALUMAR, os diques são destinados ao armazenamento de resíduos, não de rejeitos. Conhecidos como Áreas de Resíduos de Bauxistas (ARBs).
“As ARBs são formadas pelo Sistema de Contenção, Sistema de Impermeabilização e Sistema de Drenagem de Fundo. Este método construtivo não utiliza o próprio resíduo como material de construção e sim o solo local, conforme investigação geotécnica realizada para a implantação de cada área. Tais diques possuem altura máxima de 25m. Todas as ARBs possuem a parte interna (taludes e fundo) impermeabilizados com sistema composto por três barreiras de proteção”.
Disse a Gerente de Gestão de Sistemas, Meio Ambiente, Segurança e Relações Institucionais da ALUMAR, Dulcimar Soares.