Idealizadores do BR 135 projetam circuito regional
Organizadores do festival querem fortalecer os laços com artistas e produtores de outros Estados do Nordeste, para criar um circuito de fomento, produção e difusão cultural
“Queremos criar um circuito no Nordeste”, diz Luciana Simões, cantora da dupla Criolina e uma das idealizadoras do Festival BR 135, sobre as oportunidades de fortalecimento da cadeia produtiva da música a partir do apoio dos governos estaduais da região.
No Maranhão, o cenário é otimista. Além de apoiar o festival, o Governo do Estado participou de uma mesa redonda do evento sobre os impactos da crise nacional para a cultura, representado pelo secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.
“Foi uma grande abertura de diálogo com o Governo”, afirma Luciana sobre a ocasião, na qual Márcio Jerry propôs a continuidade do diálogo do Governo com os artistas e produtores locais organizados em torno do Observatório da Cultura do Maranhão.
“A gente acredita que no governo maranhense, que vai na contramão do governo federal, as políticas para a cultura vão permanecer”, comenta Luciana, ao defender a importância da manutenção de políticas culturais frente à iminente extinção do Ministério da Cultura.
A ideia, agora, é fortalecer os laços com artistas e produtores de outros Estados do Nordeste, para criar um circuito regional de fomento, produção e difusão cultural.
O primeiro passo começa no próximo dia 6, com a primeira edição do BR 135 fora do Maranhão. O festival vai integrar a programação da Semana Internacional da Música na capital paulista. O evento reúne festivais de música de todo o Brasil e tem projeção internacional.
Bom momento
O bom momento para a cultura no Maranhão também é reconhecido por grandes patrocinadores. Segundo Luciana Adão, coordenadora de Patrocínios Culturais Incentivados da Oi Futuro, “enquanto o resto do País deprime”, o estado está “em movimento ascendente”.
A valorização da cultura também se reflete no turismo, e levou São Luís a ser a cidade mais procurada pelo turismo nacional para 2019.
“O Maranhão tem ativos muito fortes e tem havido investimentos do Governo nessa direção”, ressalta Márcio Jerry, sobre o investimento em cultura de forma associada ao turismo, para o desenvolvimento econômico do estado.
Festival BR 135
Idealizado pela dupla Criolina, formada por Ale Muniz e Luciana Simões, o Festival BR 135 existe há 7 anos. Nesta edição, reuniu um público de 70 mil pessoas para assistir atrações musicais de todo o Brasil no Centro Histórico de São Luís.
O evento promove shows, capacitações e o fomento de patrocínios, visando o fortalecimento da cadeia produtiva musical no Maranhão e o intercâmbio dos artistas locais com outros festivais.