HIP HOP

A força do Hip Hop do Maranhão em cena nesta quinta (20)

Festival Kebrada, que reúne expressões artísticas da cultura Hip Hop, rap, dança de rua, DJs e batalhas de rima e dança, conta com a presença de artistas locais e nacionais

Reprodução

omo forma de potencializar a cena do movimento Hip Hop no Maranhão, por meio de trocas de experiências com representantes da cena contemporânea de outros estados, o Festival Kebrada programou dois momentos de conversa com feras da quebrada. A primeira, Empreendedorismo Cultural na Comunidade, acontece hoje, às 15h, com a presença do produtor, arte educador, ator, MC e compositor Kdu dos Anjos (MG), no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), Av. Henrique Leal, 149 – Centro Histórico de São Luís.  O evento terá como debatedores MC Alcino e Glauciane Pires (curadores do Festival Kebrada), do dançarino Oton Break e do grafiteiro Edi Bruzaca, representantes da cultura Hip Hop no estado e figuras atuantes em comunidades periféricas da grande Ilha.

Kdu dos Anjos, irá apresentar no projeto Conversa Aberta, um pouco do trabalho de arte educação para inclusão de crianças e adolescentes que desenvolve no Centro Cultural Lá da Favelinha, no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte (MG). Além de manter biblioteca e oficinas, o Centro produz eventos como Rap da Favelinha, Fika Ryca Favelinha, Favelinha Fashion Week, Disputa Nervosa e outros. As ações vêm fortalecendo a autoestima e o protagonismo da juventude periférica. Kdu tem compartilhado sua experiência em diversos seminários, entre eles o Creative Economy Networks, em Londres (2018).

Em 2011, o artista lançou seu primeiro disco, A Cidade. Em menos de seis meses, foram distribuídas mais de 2 mil cópias do álbum. Em 2012, Kdu lançou seu segundo disco Prólogo. Em 2014 o artista participou do Valendo, programa gravado pela Imago Filmes. Daí, surgiu um CD e um DVD, o Valendo Kdu dos Anjos.  Seu último trabalho musical, o disco Azul, foi lançado no ano passado. Hoje também rimadores, dançarinos, bboys e mc´s mandam ver e mostram sua habilidade moldada nas ruas. A partir das 17h acontece A Batalha de Bboy, no Festival Kebrada, nos quais os concorrentes disputam três categorias: Bboy, Passinho e Rima. Os vencedores levam para casa o troféu e premiação em dinheiro. No comando da Batalha, Elias, bboy e diretor do grupo de dança de rua Tribo Style Crew. A discotecagem é de DJ Astro. Amanhã o Conversa Aberta será a vez do rapper carioca Marechal, com a palestra Espírito Independente no Hip Hop. O artista será recebido pelos curadores Mc Alcino e Costelo. Marechal é um dos principais nomes do rap nacional e um dos pioneiros do estilo Freestyle no Brasil. Marechal começou no Hip Hop influenciado por Racionais Mcs, Public Enemy e Gabriel Pensador. Produtor musical, venceu diversos duelos de MC´s, criou a Batalha do Real, na Lapa e a Batalha do Conhecimento, evento referência para os realizadores de batalhas de MC´s .

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias