CULTURA

Clube do Livro MA conversa sobre o feminismo de Virginia Woolf no São Luís Shopping

Encontro para debater ‘Um Teto Todo Seu’ acontece sábado (24), às 15, na Livraria Leitura, e tem entrada gratuita

Certificado pelo MinC, ‘Clube do livro MA’ tem agitado a cena literária maranhense (Foto: O Imparcial)

O ponto de cultura Clube do Livro MA se reúne nesse sábado (24), às 15h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping, para realizar seu debate mensal, dessa vez com o livro ‘Um Teto Todo Seu’, da popular escritora britânica Virginia Woolf.

Os livros servem como ponto de partida para colocar em pauta vários temas. No encontro desse sábado o assunto irá girar em torno do feminismo. “Às vezes nem todos tiveram tempo de ler os livros do cronograma anual, mas isso não quer dizer que não possam participar dos encontros. A conversa, por si só e pela própria empolgação de quem leu, é um estímulo a outros leitores. Fora que as não obrigatórias deixam o leitor mais no controle das leituras, tornando a experiência bem mais prazerosa”, explica Kleris Ribeiro, coordenadora do ponto de cultura.

Clube do Livro MA debate livros no São Luís Shopping (Foto: Divulgação/Clube Do Livro MA)

‘Um Teto Todo Seu’ (1929) é o romance onde está a famosa frase “Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção”. A obra de Virginia Woolf trabalha o feminismo com ousadia e de forma leve, com personagens são questionadas por serem do sexo feminino: enquanto homens são estimulados a desenvolver sua criatividade, mulheres cumprem um papel de submissão.

Assim, o Clube propõe denunciar a falta de liberdade das mulheres para trabalhar como escritoras e a redução do papel delas na sociedade como um todo.

Os encontros são gratuitos, assim como todos os eventos que o Clube do Livro MA organiza. No domingo, por exemplo, dentro da programação da 12ª Felis (Feira do Livro de São Luís), haverá uma roda de conversa com a temática “A Hora de Clarice”, mediado por Rita Soares, às 15h no Multicenter Sebrae.

Para os encontros anuais no São Luís Shopping, os títulos são escolhidos pelos próprios participantes. Em dezembro, no dia 15, às 15h, será a vez de do livro ‘O Conto de Aia’, de Margaret Atwood.

A lista de 2019 já foi divulgada, e para conferir as datas, os interessados devem ficar atentos ao site: www.clubedolivroma.com

PRÓXIMAS LEITURAS

Janeiro: Alice No País Das Maravilhas – Lewis Carroll

Fevereiro: Sábado À Noite – Babi Dewet

Março: Americanah – Chimamanda N. Adichie

Abril: Anne De Green Gables – Lucy Maud Montgomery

Maio: Hamlet – William Shakespeare

Junho: V De Vingança – Allan Moore & David Lloyd

Julho: Me Chame Pelo Seu Nome – André Aciman

Agosto: Dom Casmurro – Machado De Assis

Setembro: O Último Adeus – Cynthia Hand

Outubro: A Senhora Da Magia (As Brumas De Avalon Vol. 1) – Marion Zimmer Bradley

Novembro: O Cortiço – Aluísio Azevedo

Dezembro: A Viajante Do Tempo (Outlander Vol. 1) – Diana Gabaldon

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias