As belezas do Maranhão reveladas em terra francesa
O fotógrafo maranhense, Meireles Júnior é um dos destaques do venissage 12 Disciples des Arts – Paris 2018, em cartaz até sexta-feira (26), na Galerie Maurice Ravel, em Paris
As belezas arquitetônicas, naturais e culturais do Maranhão registradas pelas lentes do fotógrafo maranhense Meireles Júnior são um dos destaques do venissage 12 Disciples des Arts – Paris 2018, em cartaz até sexta-feira (26), na Galerie Maurice Ravel, em Paris, na França. A exposição que reúne pintura e fotografia de artistas de diferentes nacionalidades conta com a participação de André Niederseberg, Carmem Nicoli, Diana Helman, Eliete Tordin, Edmar Fernandes, Meireles Júnior, Osíris Paulo, Sebastião Mendes, Sibila Martins, Hilson Costa, Vasques Pimenta e Zeiton Matos.
Meireles Júnior é o primeiro brasileiro a expor na Galerie Maurice Ravel, que é considerada um dos centros culturais de artes mais conceituados da Europa, que tem circulação mensal de 5.000 visitantes. O fotógrafo apresentou na terra de Napoleão Bonaparte fotografias que fazem parte do seu último livro, Entre o céu e a terra, obra publicada originalmente em 2008, que, além de novas imagens, traz uma novidade vanguardista: a técnica da realidade aumentada. “Os franceses ficaram maravilhados com as fotografias que ‘ganham vida’, por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para este projeto fotográfico. Vale ressaltar que Entre o céu e a terra é o primeiro livro do Brasil a usar este tipo de recurso tecnológico”, disse Meireles Júnior.
O livro Entre o céu e a terra conta com a tecnologia na transmissão das mensagens existentes em cada imagem. Por meio de um aplicativo para smartphones e tablets, o Zappar (http://www.zappar.com), as fotografias se transformam em vídeo, com sons e várias trilhas sonoras produzidas pelo músico maranhense Marcelo Rebelo. A técnica da realidade aumentada permite, no dispositivo móvel, um mergulho ainda mais profundo na obra do renomado autor maranhense.
O fotógrafo já havia feito lançamentos nacionais do livro em Brasília, Curitiba, São Luís e outras cidades do país, além dos internacionais, em Nova York, e na Ásia, durante o Art Busan – International Art Fair 2017 Korea, em junho do ano passado e agora na Galerie Maurice Ravel, em Paris. “Além do vernissage, parte do anuário da galeria que reúne os artistas em exposição é distribuído em aeroportos, restaurantes, hotéis e estações de metrôs e alguns lugares da Europa”, contou Meireles Júnior.
Em entrevista a O Imparcial, Meireles Júnior afirmou que a viagem para a realização só aconteceu por conta dos apoiadores do projeto Ceuma, Dom Bosco, Viva Água, Dr. Fábio Lúcio Clínica de Olhos, Drª Aparecida Carvalho, Potiguar, Fribal, Associação Comercial do Maranhão, Fiema, Sinduscon, Fabio Nahuz, Marcelo Itapary, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado do Maranhão.