Pierre Silveira: “Que minhas ideias não envelheçam”
Na entrevista, comentamos não apenas sobre a carreira, mas o que fez ele escolher essa profissão e também sobre a importância da família em cada decisão
Estudar publicidade e propaganda é o sonho de muita gente, pois o curso inspira criatividade e dinamismo. Muitos querem criar campanhas, trabalhar com revistas, produzir comerciais de TV. Mas será que é apenas isso? Resolvemos conhecer a história do publicitário Pierre Silveira, da Sofia Comunicação. Na entrevista, comentamos não apenas sobre a carreira, mas o que fez ele escolher essa profissão e também sobre a importância da família em cada decisão. “Meu sonho na infância era ser ilustrador e produzir revistas em quadrinhos. Então, passei toda a vida observando formas, cores, harmonia e comunicação como um todo”, lembra Pierre.
O início da carreira
Sempre digo que passei a infância e adolescência me preparando para ser essa profissão: enquanto as outras crianças ficavam boa parte do tempo nas ruas, brincando, eu estava em casa lendo e desenhando. Na adolescência, me fascinei por tecnologia, o que me levou a cursar Ciência da Computação. E foi procurando estágio que, nem sei bem como, fui parar numa agência de publicidade. E não foi qualquer uma, mas a SG Propag, que descobri depois ser uma das maiores de Fortaleza, minha terra natal. Me adaptei bem e segui carreira como diretor de Arte. Passei por grandes agências cearenses, onde atendi clientes públicos e privados, locais e nacionais. Dessa experiência, destaco a oportunidade de conviver e aprender com os melhores profissionais daquele mercado. É essa experiência que me norteia até hoje: manter-se atento para não disperdiçar oportunidades de aprendizado, tentando me reinventar constantemente.
A Sofia Comunicação
Em 2008, vim pela primeira vez ao Maranhão, para atuar numa campanha política. Finalizado esse job, convidaram-me para trabalhar em São Luís. Achei a cidade linda e decidi arriscar a mudança. Trabalhei numa agência local por alguns anos. Foi quando o contexto em que eu estava me levou a essa ideia, consegui a parceria necessária e decidi arriscar novamente. Estamos com apenas 6 anos, mas com crescimento consistente, tanto na conquista, atendimento e manutenção de clientes, quanto na capacidade de empreender.
Mercado x Publicidade
Vejo com otimismo, pois novos profissionais e empresas estão surgindo. E as agências mais antigas procurando se reinventar. É desse dinamismo que precisamos para crescermos em credibilidade e respeito junto aos clientes.
Um trabalho desafiador
Consideramos qualquer job, independente do cliente ou porte, um grande desafio. Pois é preciso sermos criativos, técnicos, inovadores, eficientes na gestão dos recursos e severos no alcance do resultado pretendido.
Influência na carreira
Muitas. Sempre tive a sorte de conviver com pessoas de sucesso. Com cada uma delas aprendi algo que me ajudou a evoluir.
Qual seu maior sonho hoje?
Que minhas ideias não envelheçam.
A receita do sucesso
A fórmula completa eu não sei, mas muito trabalho é o ingrediente essencial.
O maior desafio
Ser um bom líder para minha equipe.
O que aprendeu de mais valioso até aqui?
Que todo dia é uma nova oportunidade para fazer diferente e melhor.
Um lugar em São Luís que mais gosta
A minha casa.
Nas horas livres. O que prefere fazer?
Estar com a família. Também gosto de jogar tênis e pilotar motos.