Bumba meu boi pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial
Consultora para patrimônio cultural imaterial do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional vai se reunir com representantes da manifestação para dar continuidade ao dossiê para a conquista do reconhecimento
A caminhada da candidatura do Bumba-meu-boi a Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco está cada vez mais fortalecida. A partir desta segunda-feira (7) até o dia 11 de agosto, em São Luís, acontecerão reuniões técnicas de alinhamento dos trabalhos onde participarão a consultora para patrimônio cultural imaterial, Morena Salama, que está colaborando com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta ação com a técnica responsável pelo patrimônio imaterial do Iphan-MA, Izaurina Nunes, e representantes de grupos de Bumba meu boi.
Segundo Izaurina Nunes do Iphan-MA, a reunião com os representantes dos grupos de Bumba meu boi acontecerá o dia 10, das 9h às 12h e 14h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (SECTUR), situado à Rua da Palma. Ela ressaltou que é de grande importância todos esses passos, devido à recomendação da Unesco para que todo o processo de candidatura a patrimônio da humanidade tenha participação ampla e efetiva dos detentores do bem cultural, demonstrando o interesse deles pelo título, fortalecendo e validando a candidatura.
Das etapas da candidatura, o Bumba meu boi do Maranhão já conquistou a aprovação pelo Conselho Consultivo do Iphan, na reunião do dia 22 de junho e a coleta de anuências orais de representantes de grupos de bumba meu boi, no período de 5 a 7 de julho. A próxima etapa será a elaboração do dossiê que será realizada com a participação dos representantes de grupos de Bumba meu boi. Em seguida, o dossiê será enviado ao Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan com fotografi as do Bumba meu boi e os depoimentos de anuência. O DPI vai produzir um vídeo de 10 minutos que será enviado à Unesco com o dossiê, as fotos e as anuências até março de 2018. Se for aceita, a inscrição do Bumba meu boi na lista indicativa na Unesco permitirá maior visibilidade deste bem como Patrimônio Cultural Imaterial.
O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão foi inscrito no Livro de Registro de Celebrações, em 2011. O livro registra rituais e festas que marcam vivência coletiva, religiosidade, entretenimento e outras práticas da vida social, considerados Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
O Bumba meu boi é a manifestação símbolo da cultura do Maranhão. Os rituais possuem elementos ligados à religiosidade católica, como o artesanato, instrumentos musicais, bordado do couro do boi e o fi gurino dos participantes, que representam a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. As coreografi as, por sua vez, trazem elementos de cultos afro-brasileiros.
Personagens humanos e animais fantásticos participam da dança, que dramatiza história da morte e ressurreição de um boi. A brincadeira do Boi conta, por meio de danças, músicas e vestimentas, a história de Pai Francisco e sua mulher, Mãe Catirina.
PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL
O bumba meu boi do Maranhão recebeu no dia 30 de agosto de 2012 do Ministério da Cultura o título de Patrimônio Cultural Brasileiro. A entrega aconteceu no Teatro Alcione Nazaré, no centro de São Luís, durante o 2º Fórum Bumba meu boi do Maranhão – Patrimônio Cultural do Brasil. Na época, a solenidade contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, da então governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que era comandado por Luiz Fernando de Almeida. Foi assinado, na cerimônia, um termo de cooperação técnica para salvaguarda do bumba meu boi, com a instalação de um comitê gestor. Houve também o lançamento do vídeo São Marçal, A Festa dos Bois da Ilha e de uma cartilha com informações sobre a manifestação cultural.