Lima Duarte relembra papéis marcantes no 40º Guarnicê de Cinema
Em bate-papo no Cine Praia Grande, o veterano falou sobre a participação no filme “Deserto” e de personagens marcantes da TV e do cinema
Lima Duarte chegou ao bate-papo sobre o filme “Deserto”, neste sábado (3), no Cine Praia Grande, de tênis colorido e brincando sobre sua participação na conversa com o público. “Não têm ninguém para falar com vocês, não?”, brincou, como se fosse estar do evento apenas como espectador.
Aos 87 anos – completados em março -, Ariclenes Venâncio Martins continua com a mesma paixão de sempre por atuar. Com mais de 60 novelas no currículo, além de filmes e peças de teatro, ele falou sobre a participação em “Deserto”, dirigido por Guilherme Weber.
“O que me motiva e me movimenta é a minha paixão por tudo isso. Esse filme [Deserto] é inteligente e cheio de cenas que trazem metáforas sobre como é ser artista. Gosto muito quando me apresentam boas ideias como essa e fiz tudo com muito carinho. Fico feliz quando vejo pessoas falando que me saí bem”, disse o veterano.
O bate-papo começou por volta das 9h30, fazendo parte da programação do 40º Festival Guarnicê de Cinema, que começou na noite dessa sexta-feira (2) com uma homenagem ao próprio Lima Duarte.
Como introdução da conversa deste sábado, a programação exibiu um trecho do filme português “Palavra e Utopia”, onde o eterno Sinhozinho Malta interpretou o Padre António Vieira no fim da vida do personagem. Além de falar sobre a importância e sobre os bastidores dessa obra, o ator também respondeu perguntas da plateia.
Ao O Imparcial, Lima Duarte comentou sobre uma declaração que, certa vez, deu em uma entrevista sobre autores e diretores terem “medo” dele.
“Sim, uma vez disse isso. Como eu falei, eu sou completamente apaixonado por atuar. Quando eu me encanto pela história, pela personagem, pela ideia, eu me entrego, coloco paixão. Tem coisas que eu faço para cumprir horário, tipo esses papeis de ‘Malhação’. Já fiz mais de 60 novelas, sei de absolutamente tudo sobre a dinâmica de gravação, então os diretores acabam ficando meio sem jeito, às vezes debatemos, mas no final tudo dá certo. Eles sempre me chamam para trabalhar com eles novamente”, declarou, arrancando risadas da plateia.
Além desse bate-papo, tem início neste sábado a Mostra Competitiva Maranhense, Pré-Estreia do filme “Fala Comigo”, Mostra Bananeira e a Mostra Sessão Maldita.
A programação do 40º Festival Guarnicê de Cinema está sendo realizada no Teatro Alcione Nazaré, Cine Praia Grande e no Teatro Odilo Costa Filho, até o próximo sábado (10), em São Luís.
Deserto
Dirigido por Guilherme Weber, “Deserto” tem no elenco nomes como o de Lima Duarte, Everaldo Pontes e Cida Moreira, e conta a história de um grupo de artistas que embarca em uma viagem apresentando um espetáculo por todo o sertão brasileiro. Cansados da peregrinação, eles decidem se instalar em um vilarejo e fundar uma nova comunidade, dando a si mesmos papéis diferentes daqueles que exerceram por toda a vida.