A SAGA

Guerra nas Estrelas completa 40 anos

Cinéfilos poderão assistir versão original após as quatro décadas de lançamento do filme que mudou a história do cinema

Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo (Foto: Reprodução)

Marco da cultura Pop, o filme Guerra nas Estrelas, que há exatos 40 anos chegava aos cinemas americanos e conquistava uma legião de fãs pelo mundo, poderá ser visto hoje pelo público maranhense do clássico que marcou a história do cinema de ficção científica, no Cine Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

A exibição da versão original, com os efeitos originais, comemora as quatro décadas de lançamento do filme do cineasta George Lucas, que mostra a saga peculiar da luta entre o bem e o mal, protagonizada pelos então novatos Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford nos papéis de Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo, a produção se beneficiou da propaganda boca a boca, que em pouco tempo gerou longas filas. Sua primeira passagem pelo cinema terminou com a arrecadação de fenomenais U$ 221,3 milhões nas bilheterias norte- americanas, e os relançamentos da 20th Century Fox duplicaram esse montante.

Guerra Nas Estrelas narra a aventura de Luke Skywalker em uma galáxia muito, muito distante que sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke, então, se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo, um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência. O filme é uma saga que envolve duelos de sabres de luz, aforismos metafísicos, intrigas palacianas e batalhas espaciais que mudaria para sempre a história do cinema.

SOBRE A SAGA STAR WARS

Star Wars foi responsável pelo início da “era dos blockbusters”: Superproduções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros etc. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icônico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na aliança rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao lado sombrio da força e o imperador.

Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia conhecida como trilogia de prequela começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005. As reações à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia de prequela recebeu reações mistas tanto do público geral quanto de críticos especializados. Mesmo assim, todos os seis filmes foram bem sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prêmios no Óscar.

Em 2008 foi lançado o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off que serve como piloto para série de animação do mesmo título. Neste ano aconteceu a soma da bilheteria arrecadada pelos seis filmes de Star Wars que totalizava aproximadamente 4,41 bilhões de dólares. Após a estreia do episódio VII e Rogue One, este valor chegou a mais de 7 bilhões, fazendo de Star Wars a quarta série cinematográfica com maior bilheteria de todos os tempos, atrás dos filmes do Universo Marvel Cinematográfico, James Bond e Harry Potter. A franquia gerou diversos subprodutos, incluindo filmes para televisão, livros, jogos eletrônicos, desenhos animados e quadrinhos, o que resultou na criação do universo expandido da saga. É a maior franquia da história do cinema, com a soma dos filmes e produtos equivalente a mais que 30 bilhões de doláres.

Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares e anunciou uma nova trilogia de filmes, chamada de “trilogia sequela” que vai continuar seguindo a saga da família Skywalker após Retorno de Jedi. O primeiro capítulo dessa nova fase, sob o título de O Despertar da Força, estreou em 17 de dezembro de 2015, com aclamação da crítica especializada, tornou-se a maior estreia da história do cinema. Diferente das outras, a trilogia sequela terá um intervalo de dois anos entre os filmes, e nesses intervalos, a Disney lançará spin-offs que se passam durante os episódios das trilogias. O primeiro filme desses spin-offs, Rogue One, foi lançado em 15 de dezembro de 2016.

Um novo universo

O antigo universo expandido foi feito não canônico pela Lucasfilm em 2014, e seu material agora é lançado com o selo Legends. Isto foi feito para a Disney organizar o universo expandido que contêm histórias que contradizem uma a outra, e por causa da nova trilogia que conta uma história diferente do antigo canônico. A Disney considerou apenas os sete filmes e a série Clone Wars como canônico. O novo universo expandido entrou em vigor já em 2014, com o primeiro produto oficial de Star Wars após a compra pela Disney sendo Star Wars Rebels. Diferente do Legends, as histórias do novo universo expandido são criadas\ supervisionadas pela Lucasfilm Story Group, fundado pela Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm) com objetivo de manter a continuidade entre todos os produtos (filmes, livros, séries, quadrinhos e jogos) da franquia Star Wars.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias