ação de divulgação

Cultura do Maranhão é destaque em SP

A ação de divulgação do destino São Luís foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur)

Reprodução

Tambor de crioula, arroz de cuxá, Guaraná Jesus, doce de espécie e o humor maranhense encantaram os paulistas que estiveram de quinta-feira (25) a sábado (27), no Shopping de Viagens Agaxtur, no Shopping Eldorado, em São Paulo. A ação de divulgação do destino São Luís foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

De acordo com a titular da pasta, Socorro Araújo, a atividade de promoção da cidade segue orientação do prefeito Edivaldo, com o objetivo de atrair mais turistas para a Ilha. “Esse tipo de ação é muito importante para que as pessoas conheçam um pouco dos nossos encantos e se sintam atraídas a visitar a nossa cidade. Estamos apostando forte em atividades em São Paulo, pois é uma das cidades que mais envia turistas para São Luís”, explicou a secretária.

O evento no Shopping Eldorado, que atrai diariamente cerca de 60 mil pessoas, foi divido em quatro segmentos turísticos: 4 a 10 de maio com o tema Aventura e Natureza; de 11 a 17 foi Família e Diversão; 18 a 24 foram dedicados aos destinos Praia e Calor e, por último, de 25 a 31, Cultura e Gastronomia, no qual São Luís esteve inserido. Participaram os maiores players do segmento de turismo, companhias aéreas, hotéis e resorts, parques e destinos de várias partes do mundo.

No primeiro dia, a atração foi o grupo de humor Pão com Ovo, que usou toda a sua irreverência para conquistar o público. Clarisse (César Boaes), Dijé (Adeilson Santos) e Zé Maria (Charles Jr.) dançaram e cantaram toadas de bumba meu boi, brincaram com alguns costumes maranhenses, tiraram várias selfies com o público, serviram doce de espécie para os visitantes e arrancaram várias gargalhadas de quem passava pelo local.

No segundo e terceiro dia, o grupo Tambor de Crioula de São Benedito Juçaral dos Pretos chamou a atenção com o som marcante e as roupas coloridas, típicas da dança maranhense que possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Muita gente parou para conhecer a manifestação, tirou fotos, gravou vídeos e alguns visitantes até arriscaram tentar dançar e tocar.

A comerciante Júlia Rabelo foi ao shopping almoçar, acabou se deparando com a apresentação de tambor de crioula e ficou encantada. “Não conhecia. Achei muito lindo. Vou colocar São Luís nos meus planos para viajar. Só falta mesmo aprender a rodar dessa maneira”, disse ao observar a rapidez no girar das coreiras e de suas saias de chita.

Além do tambor, no segundo e terceiro dia teve também degustação de arroz de cuxá, Guaraná Jesus e do doce de espécie de Alcântara. A gastronomia maranhense arrancou vários elogios dos paulistas, como do universitário Alexandre Gonçalves. “Comi um pouquinho de cada e achei tudo uma delícia. A cidade de vocês está de parabéns”, relatou.

CAPACITAÇÃO

Após o Shopping de Viagens Agaxtur, a equipe da Setur permanece em São Paulo para promover cursos de capacitação em agências de viagens. O treinamento será ministrado pela secretária Socorro Araújo e pela coordenadora de promoção e marketing da Setur, Nadna Barros. O objetivo é apresentar os atrativos de São Luís e estimular o trade a apostar no potencial turístico da cidade.

A divulgação do destino São Luís no Shopping de Viagens Agaxtur é a terceira ação que a Prefeitura desenvolve em pouco menos de dois meses em São Paulo. Em abril a equipe da Setur, em parceria com o Governo do Estado, desenvolveu, durante três dias, atividade pioneira no Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, localizado no Centro da capital paulista.

Foi a primeira vez que um destino foi divulgado no espaço de quase 300 boxes e que recebe diariamente cerca de 25 mil pessoas. Os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar iguarias da culinária maranhense e também conhecer alguns dos ritmos mais marcantes do estado, com apresentações do grupo Lamparina.

No mesmo período, na World Travel Marke Latin America (WTM), a Prefeitura deu suporte ao stand do Maranhão, montado pelo Governo. A feira é considerada a maior do setor de viagens e turismo da América Latina, e reuniu expositores, compradores e imprensa. O evento ocorreu no Expo Center Norte, no bairro Vila Guilherme.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias