Cultura do Maranhão é destaque em SP
A ação de divulgação do destino São Luís foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur)
Tambor de crioula, arroz de cuxá, Guaraná Jesus, doce de espécie e o humor maranhense encantaram os paulistas que estiveram de quinta-feira (25) a sábado (27), no Shopping de Viagens Agaxtur, no Shopping Eldorado, em São Paulo. A ação de divulgação do destino São Luís foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
De acordo com a titular da pasta, Socorro Araújo, a atividade de promoção da cidade segue orientação do prefeito Edivaldo, com o objetivo de atrair mais turistas para a Ilha. “Esse tipo de ação é muito importante para que as pessoas conheçam um pouco dos nossos encantos e se sintam atraídas a visitar a nossa cidade. Estamos apostando forte em atividades em São Paulo, pois é uma das cidades que mais envia turistas para São Luís”, explicou a secretária.
O evento no Shopping Eldorado, que atrai diariamente cerca de 60 mil pessoas, foi divido em quatro segmentos turísticos: 4 a 10 de maio com o tema Aventura e Natureza; de 11 a 17 foi Família e Diversão; 18 a 24 foram dedicados aos destinos Praia e Calor e, por último, de 25 a 31, Cultura e Gastronomia, no qual São Luís esteve inserido. Participaram os maiores players do segmento de turismo, companhias aéreas, hotéis e resorts, parques e destinos de várias partes do mundo.
No primeiro dia, a atração foi o grupo de humor Pão com Ovo, que usou toda a sua irreverência para conquistar o público. Clarisse (César Boaes), Dijé (Adeilson Santos) e Zé Maria (Charles Jr.) dançaram e cantaram toadas de bumba meu boi, brincaram com alguns costumes maranhenses, tiraram várias selfies com o público, serviram doce de espécie para os visitantes e arrancaram várias gargalhadas de quem passava pelo local.
No segundo e terceiro dia, o grupo Tambor de Crioula de São Benedito Juçaral dos Pretos chamou a atenção com o som marcante e as roupas coloridas, típicas da dança maranhense que possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Muita gente parou para conhecer a manifestação, tirou fotos, gravou vídeos e alguns visitantes até arriscaram tentar dançar e tocar.
A comerciante Júlia Rabelo foi ao shopping almoçar, acabou se deparando com a apresentação de tambor de crioula e ficou encantada. “Não conhecia. Achei muito lindo. Vou colocar São Luís nos meus planos para viajar. Só falta mesmo aprender a rodar dessa maneira”, disse ao observar a rapidez no girar das coreiras e de suas saias de chita.
Além do tambor, no segundo e terceiro dia teve também degustação de arroz de cuxá, Guaraná Jesus e do doce de espécie de Alcântara. A gastronomia maranhense arrancou vários elogios dos paulistas, como do universitário Alexandre Gonçalves. “Comi um pouquinho de cada e achei tudo uma delícia. A cidade de vocês está de parabéns”, relatou.
CAPACITAÇÃO
Após o Shopping de Viagens Agaxtur, a equipe da Setur permanece em São Paulo para promover cursos de capacitação em agências de viagens. O treinamento será ministrado pela secretária Socorro Araújo e pela coordenadora de promoção e marketing da Setur, Nadna Barros. O objetivo é apresentar os atrativos de São Luís e estimular o trade a apostar no potencial turístico da cidade.
A divulgação do destino São Luís no Shopping de Viagens Agaxtur é a terceira ação que a Prefeitura desenvolve em pouco menos de dois meses em São Paulo. Em abril a equipe da Setur, em parceria com o Governo do Estado, desenvolveu, durante três dias, atividade pioneira no Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, localizado no Centro da capital paulista.
Foi a primeira vez que um destino foi divulgado no espaço de quase 300 boxes e que recebe diariamente cerca de 25 mil pessoas. Os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar iguarias da culinária maranhense e também conhecer alguns dos ritmos mais marcantes do estado, com apresentações do grupo Lamparina.
No mesmo período, na World Travel Marke Latin America (WTM), a Prefeitura deu suporte ao stand do Maranhão, montado pelo Governo. A feira é considerada a maior do setor de viagens e turismo da América Latina, e reuniu expositores, compradores e imprensa. O evento ocorreu no Expo Center Norte, no bairro Vila Guilherme.