Tocando o dedo na ferida

Odair José fala sobre turnê comemorativa que passa por São Luís nesta sexta

Odair José, ícone do brega nacional nos anos 70, apresentará seu espírito rock in roll para divertir, matar a saudade de São Luís e fazer pensar sobre vários assuntos

©Rama de Oliveira

Odair José retorna a São Luís, depois de muitos anos, para show inédito celebrando 47 anos de carreira. O artista vem para cantar seus antigos sucessos, e também os novos, pois está viajando o Brasil com a turnê de “Gatos e Ratos”, seu mais recente álbum, lançado no fim do ano. Apresentação será nesta sexta-feira, às 21h na Casa das Dunas (Avenida Litorânea).

O cantor e compositor goiano leva para o palco seu espírito rock’n’roll, com novas composições como Gatos e Ratos, Carne Crua, A Culpa é do Henrique e Moral Imoral, entre outras, sem deixar de lado sucessos como Cadê você, Eu vou tirar você desse lugar,A Noite mais linda do mundo (Felicidade) e Nunca Mais, que faz parte da sua ópera rock, O Filho de José e Maria, que comemora 40 anos de lançamento neste ano de 2017. Odair José (guitarra e voz) será acompanhado por Júnior Freitas (baixo e guitarra), Dija (baixo e guitarra), Marcos Bispo (teclado) e Caio Mancini (bateria).

Entre os anos de 1972 e 1977, ele enfocou a prostituição, a situação da empregada doméstica, a maconha, a pílula anticoncepcional, o amor livre, o divórcio, a homossexualidade, entre diversos outros temas polêmicos. Confira a entrevista que ele concedeu com exclusividade a O Imparcial.

 

Cinco perguntas//Odair José

Desde o último álbum você mostrou seu espírito roqueiro. Era algo que queria fazer a mais tempo?

Olha, ando com uma guitarra por aí desde os meus 15 anos e sempre estive bem próximo dessa coisa de banda. Mesmo que nos discos gravados quase sempre isso não ficasse claro, os meus shows desde o inicio tiveram esse formato…E só pra lembrar, no meu primeiro LP (1970), já dá pra ouvir guitarras tocadas pelo amigo Raulzito… Acho que o estilo do rock tem mais a ver com o que quero passar nas letras, desde sempre.

Suas canções vem abordando o universo político. Por que resolveu dar esse conceito?

Pode parecer estranho o que vou dizer mas acho que “Gatos e Ratos” é a cara do Odair. É o meu jeito de fazer músicas, falando daquilo que vejo e que de certa forma me incomoda… alertando as pessoas pra hipocrisias, coisas que ficam debaixo dos panos… e a política no Brasil está precisando de mais ética. Por isso e outras mais do nosso dia a dia cheguei a esse conceito.

Você sempre cantou temas que acabaram censurados. Considera que hoje está mais fácil de falar sobre o que quer?

Olha, colocar o dedo em feridas nunca foi fácil, não temos mais a Censura do Estado, ainda! Mas continuamos a pior censura que sempre existiu… “a censura de uma sociedade egoísta e hipócrita”. Então, pra quem escreve crônicas anunciadas… é complicado!

Muso das empregadas domésticas pelo romantismo de suas canções, você ainda continua compondo músicas naquele formato?

Tá aí um momento nunca entendido pela as pessoas… falar de empregadas, prostitutas, pílulas e maconha… Eram assuntos temáticos e sociais. Alguém tinha que chamar a atenção pra essa coisa marginalizada na estrutura do País. A questão da empregada só teve atenção do governo em 2014… Sonho com o dia que a profissão das prostitutas seja reconhecida como uma coisa lícita e a maconha descriminalizada.

E sobre o show?

Vai ser muito bom voltar a São Luis depois de tanto tempo. O Show vai ser pra divertir, matar saudade e fazer pensar…

Serviço

O quê? Show de Odair José

Quando? Sexta-feira (7), às 21h

Onde? Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Quanto?  R$ 40,00 (Pista) e R$ 60,00 (Frontstage)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias