Cultura de São Luís é exposta em São Paulo
Bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, reggae, arroz de cux e Guaraná Jesus encantaram paulistas e turistas que passaram pelo Mercadão
Poderiam ser dias simples de compras no Mercado Municipal de São Paulo, mas as milhares de pessoas que visitaram o local de terça (4) até esta quinta-feira (6) foram surpreendidas com um pedacinho de São Luís e do Maranhão. Bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, reggae, arroz de cux e Guaraná Jesus encantaram paulistas e turistas que passaram pelo Mercadão durante ação promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Governo do Estado.
De acordo com a titular da Setur, Socorro Araújo, a iniciativa teve o objetivo de atrair turistas para a capital maranhense, atingindo diretamente o público final. “A ação foi um sucesso. Percebemos o encantamento das pessoas pela nossa cultura e gastronomia. Com certeza conseguimos despertar em muita gente o desejo de conhecer a nossa terra”, contou.
A ação, incentivada pelo prefeito Edivaldo, é pioneira no Mercadão. Foi a primeira vez em que o espaço foi usado para a divulgação de um destino turístico. O lugar, localizado no Centro de São Paulo, recebe diariamente turistas do mundo todo, sendo um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. São 12.600 metros de área construída e o local movimenta cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes.
A paulistana Lídia Fernandes foi uma das que estava no Mercadão fazendo compras e parou para ver cortejo e show do grupo maranhense Lamparina. “Foi uma grata surpresa. Não conheço São Luís, mas depois de hoje com certeza estará nos planos da família conhecer. Amei a cultura de vocês”, disse.
O mesmo aconteceu com a pernambucana Maria Aparecida Camdrainhe. Ela estava visitando o prédio histórico e parou para se deliciar com a gastronomia maranhense. “Vim aqui para conhecer o Mercadão e acabei conhecendo também um pouquinho do que São Luís tem. Amei o arroz de cuxá e o Guaraná Jesus. Não deixarei de comer e tomar quando for até lá”, afirmou. Além de aprovar a culinária, a turista aproveitou para tirar foto com o miolo do boi.
Já a turista carioca Josinete Costa já conhece São Luís e a ação no Mercadão a deixou com vontade de voltar. “Foi a primeira vez que eu estive aqui no Mercadão de São Paulo e a gente não ia ficar aqui tanto tempo, mas por causa da apresentação, acabamos ficando mais tempo. Foi um grande espetáculo”, avaliou. Ela e a família aproveitaram para tirar foto com as plaquinhas “São Luís, tô chegando” e “Vem ser feliz em São Luís”, produzidas artesanalmente pela Setur.
Para quem trabalha com turismo, como o agente de viagens Roberto Di Tullio, a ação é um incentivo para o setor. Ele foi ao Mercadão despretensiosamente e acabou se encantando. “Faça questão de parabenizar iniciativas como essa. Se todas as prefeituras fizessem ações assim, o turismo daria um grande salto. São Luís está dando show”, parabenizou.
FEIRA DE TURISMO
Além da ação do Mercadão, a Prefeitura também participou durante os três dias da 5ª edição da World Travel Market Latin America (WTM), considerada a maior feira do setor de viagens e turismo da América Latina. O Governo do Estado montou stand no local e, no primeiro dia, lançou a nova marca do turismo: “Maranhão, terra de encantos”. Na ocasião, o Lamparina também se apresentou.
Nos outros dias da feira montada no Expo Center Norte, no bairro Vila Guilherme, as equipes do Governo, Prefeitura e o trade turístico do estado receberam expositores, compradores e imprensa interessada em conhecer mais sobre as potencialidades que o estado e a capital reservam aos seus visitantes.
Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, tanto as ações da WTM quanto do Mercadão de São Paulo contribuem fortemente para promover o estado e a capital maranhense, atraindo mais turistas e movimentando a economia do setor no Maranhão.