La La Land é o grande vencedor do Globo de Ouro
Longa sobre dois artistas em busca do sucesso em Los Angeles levou 7 prêmios para casa; a atriz Meryl Streep foi a grande homenageada da noite.
A 74ª edição do Globo de Ouro, na noite de domingo (8), consagrou o musical La la land: Cantando estações. O longa levou os prêmios de melhor filme, diretor e roteiro para Damien Chazelle, ator (Ryan Gosling), atriz (Emma Stone), trilha e canção. Além disso, a premiação mandou duros recados de Hollywood para o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e valorizou a produção negra no audiovisual, com troféus para as séries Atlanta e Black-ish e prêmio de melhor filme dramático para Moonlight, sobre um garoto negro e pobre, que descobre sua homossexualidade.
Na parcela da premiação voltada à TV, The Crown, a série da Netflix sobre a história da rainha Elizabeth II, venceu em sua categoria e também na de atriz (Claire Foy). The Night Manager dominou os prêmios de elenco.
A atriz Meryl Streep, recebeu o prêmio especial Cecil B. DeMille, e fez o discurso mais potente da noite. Ela citou nominalmente os colegas presentes nascidos em outros países, como Natalie Portman (Jerusalém), Amy Adams (Itália), Ryan Gosling (“que é canadense, como todos os caras legais”), antes de dizer que, “se mandarmos todos os estrangeiros embora não teremos mais nada a fazer a não ser assistir futebol e artes marciais”.
Ainda num claro recado a Trump, ela afirmou que “desrespeito convida ao desrespeito; violência incita a violência. Se você usa sua posição para fazer bullying gom outra pessoa, todos nós perdemos”. Em seguida, pediu a Hollywood que “proteja os jornalistas, porque vamos precisar deles no futuro, para nos protegerem”. Por fim, citou a amiga recentemente falecida Carrie Fisher: “Pegue seu coração partido e transforme-o em arte”.
Viola Davis, premiada como melhor atriz, por Fences, fez um discurso emocionado, no qual contou que seu pai não havia sido alfabetizado até os 15 anos de idade e inspirou a história. A premiação de Viola Davis ressaltou uma tendência desse Globo de Ouro, de valorizar a produção que destaca artistas negros e narrativas sobre a comunidade afrodescentente americana.
A cerimônia marcou a volta à cena pública de Brad Pitt, depois de seu tumultuado divórcio de Angelina Jolie. Visivelmente mais magro, ele apresentou um dos últimos prêmios e foi muito aplaudido pela plateia formada por colegas.
Confira os vencedores do Globo de Ouro 2017:
Prêmios para a TV
Ator em série de drama
Billy Bob Thornton (Goliath)
Atriz em série de drama
Claire Foy (The crown)
Série – Drama
The crown
Atriz em série de comédia
Tracee Ellis Ross (Black-ish)
Ator em série de comédia
Donald Glover (Atlanta)
Série – Comédia
Atlanta
Melhor Atriz para TV ou minissérie
Sarah Paulson (The People v. O.J. Simpson: American Crime Story)
Melhor Ator para TV ou Minissérie
Tom Hiddleston (The Night Manager)
Filme para TV ou minissérie
The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
Ator coadjuvante em minissérie
Hugh Laurie (The Night Manager)
Atriz coadjuvante em minissérie
Olivia Colman (The Night Manager)
Filmes
Melhor ator em filme de comédia ou musical
Ryan Gosling (La la land: Cantando estações)
Melhor atriz em filme de comédia ou musical
Emma Stone (La la land: Cantando estações)
Melhor filme – Musical ou comédia
La la land: Cantando estações
Melhor atriz coadjuvante
Viola Davis (Fences)
Melhor ator coadjuvante
Aaron Taylor Johnson (Animais Noturnos)
Melhor roteiro
Damien Chazelle (La la land: Cantando estações)
Melhor animação
Zootopia
Melhor diretor
Damien Chazelle (La la land: Cantando estações)
Melhor filme estrangeiro
Elle, de Paul Verhoeven (França)
Trilha sonora
La La Land: Cantando estações
Música original
City of Stars (La La Land: Cantando estações)
Melhor Ator – drama
Casey Affleck (Manchester à beira mar)
Melhor atriz – drama
Isabelle Huppert (Elle)
Melhor filme – Drama
Moonlight